Aberta a XIV Mostra de Extensão Uenf/UFF/IFF e VI UFRRJ
Dora Paula Paes - Atualizado em 18/10/2022 19:01
Aberta a XIV Mostra de Extensão Uenf/UFF/IFF e VI UFRRJ, nesta terça-feira (18). Com uma mesa composta por mulheres, a semana de apresentações de série de trabalhos acadêmicos começou para centenas de alunos das quatro instituições. O tema “Darcy 100 anos: Sociedade darciniana disruptiva & a extensão inclusiva”, segundo os organizadores, é uma homenagem e uma reflexão até o momento atual do país. O coral da Uenf, também um trabalho de extensão, foi o show da tarde e encantou os presentes no evento que acontece de forma híbrida, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Uenf, e com transmissão pelo canal Uenf TV, no YouTube.

Na sequência do primeiro dia, a palestra da professora Maria Manuel Baptista, da Universidade de Aveiro (Portugal), falou sobre o tema “Cultura e Extensão: questões sobre as universidades brasileiras”. Ela falou de forma remota, mas toda a temática foi transmitida para quem estava no auditório do Centro de Convenções.

Na mesa, a vice-reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, a pró-reitora de Extensão do IFF, Cátia Cristina Brito, a diretora da UFF-Campos, Ana Costa e a diretora da UFRRJ campus-Campos, Elisabete Fonseca. Elas destacaram a importância dos cursos de Extensão dentro das unidades e a falta de recursos que dificulta dos trabalhos. Rosana cumprimentou em primeiro lugar a mesa de mulheres formadas para abrir o evento. “Não podemos deixar de registrar o poder feminino. Quando somos minorias nos altos escalões, nas bolsas de produtividade e pesquisa, hoje estamos quebrando paradigmas, mostrando nosso valor como gestoras dentro do sistema acadêmico”, ressaltou.

“É uma alegria estar por aqui com nossos colegas professores e professoras, alunos e alunas das quatro instituições. E dizer também que temos uma alegria a mais para comemorar, que quando nós, em 2009, iniciamos e pensamos nessa proposta dessa mostra de extensão com a finalidade de unir as instituições públicas de ensino na região, para que pudéssemos realizar nossas trocas, nossas partilhas de saberes, de experiências, de utilização de nossos recursos que sabemos que são sempre das demandas que recebemos para nossa região isso em 2009 na primeira mostra de extensão”, destacou Ana Costa.
Cátia Brito, do IFF, falou da parceria que consolidou a união das instituições. “Não só estarmos juntos nas experiências de extensão, mas no ensino, na pesquisa, na extensão e nos diversos eventos que a gente vem realizando durante todo esse processo", disse.

Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), haverá apresentação de banners (às 8h), sessões de apresentação oral dos trabalhos (às 14h) e exibição da Mostra de Cinema Fernando Segtowick (às 16h). Na quarta-feira (19), às 10h30, a professora Ivana Bentes (UFRJ) profere a palestra “Pensando Alto – A importância da inserção curricular da extensão para a formação profissional”. Na quarta, a palestra será com o doutor em Sociologia Fabrício Monteiro Neves, sobre o tema “Darcy e a defesa da ciência nacional”. E na sexta (21), a geógrafa, ativista indígena e escritora Márcia Wayna Kambeba fala sobre o tema “Contribuições dos saberes ancestrais indígenas na formação da sociedade brasileira”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS