A maior parte dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) conquistou notas 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao ano de 2021. Onze cursos da universidade foram avaliados e o resultado faz com que a Uenf se torne referência em ensino nas respectivas áreas.
Os cursos de licenciatura em Física e bacharelado em Ciências Sociais receberam nota 5 (conceito máximo). Os cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Ciências Biológicas e os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Química ficaram com a nota 4. Já a licenciatura em Ciências Biológicas (EAD), Pedagogia (EAD) e Química (EAD) tiveram nota 3. Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas pontuações muito ruins e 5 a nota máxima, ou seja, de melhor qualidade de ensino.
O pró-reitor de graduação da Uenf, professor Manuel Molina, falou com orgulho do resultado. “O Enade vem compor o Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia os cursos da instituição. O IGC considera o conceito do Enade e os conceitos da avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, o mestrado e doutorado. Neste ano, os 14 cursos de pós-graduação da Uenf receberam uma avaliação louvável. A Uenf, por definição, privilegia a formação do conhecimento via os programas de iniciação científica e extensão, não somente a transmissão do conhecimento. Com a consideração desses parâmetros, o IGC da Uenf deve sair muito bom”, comemorou o pró-reitor.
Ele parabenizou os coordenadores de cursos, os técnicos, os professores e os estudantes por terem realizado um Enade com esse nível de qualidade. “A nota do Enade mede o quanto o curso de graduação ofereceu para o desenvolvimento do estudante. Além disso, é utilizada pelos estudantes novatos como um critério de escolha de onde estudar”, destacou Molina.
Física é a 5ª melhor do país — O curso de licenciatura em Física da Uenf classificou-se como o quinto melhor do país. De acordo com o coordenador do curso, professor Roberto Trindade, os alunos têm uma forte preparação acadêmica, muitos são premiados em eventos regionais e nacionais. Quase a totalidade dos estudantes que se formam são professores nos institutos e universidades federais, estaduais e privadas e em escolas de ensino médio públicas e privadas.
— Além da função em ministrar aulas, são realizadas pelos docentes várias pesquisas voltadas para o desenvolvimento regional. Assim, há um estímulo para que o corpo discente se envolva nestas pesquisas científicas. Com enfoque nessas duas bases: Ensino e Pesquisa Científica, a matriz do curso contém disciplinas voltadas para a capacitação do corpo discente para ambas as competências. Também em relação às atividades de extensão, há forte inserção na comunidade por meio de intervenção nas escolas e prefeituras com exposições de feiras bem como divulgações científicas — explicou o coordenador.
Ciências Sociais nota máxima — Para o coordenador do curso de Ciências Sociais, professor Hamilton Garcia, a nota máxima no Enade é fruto do trabalho dos professores e do empenho dos estudantes. Mas, segundo ele, há que se realçar alguns pontos. “O primeiro deles é que o esforço docente na Graduação precisa ser mais valorizado pelos critérios de promoção na carreira, visto que a Graduação é a base do progresso acadêmico da instituição e profissional dos estudantes. O segundo é que a falta de base escolar tem impedido com que boa parte dos discentes ingressantes consigam acompanhar o curso até o final, sendo urgente que as universidades passem a se engajar mais efetivamente pela melhoria do ensino básico em nossa região. Nossos egressos vêm ocupando lugares de destaque em pós-graduações nas melhores universidades brasileiras e também no exterior, no setor público em órgãos e instituições governamentais, além da docência no ensino básico e universitário, em universidades como UFF, UnB, Ufes e na própria Uenf, entre outras”, ressaltou o coordenador.
Importância do Enade — Como forma de mapear as instituições de ensino superior no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio de Teixeira (Inep) criou o Enade, que avalia o aprendizado dos estudantes nos cursos de Graduação. Com isso, o resultado do exame é divulgado para que as pessoas saibam o conceito de determinada instituição e possam medir o desempenho geral.
O exame foi realizado no dia 14 de novembro de 2021 e divulgado em setembro deste ano. Foram 1744 locais de provas em 1422 municípios. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de Graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto
Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas