Uenf comemora desempenho de cursos de graduação no Enade
06/10/2022 16:23 - Atualizado em 07/10/2022 15:36
Uenf
Uenf / Isaías Fernandes
A maior parte dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) conquistou notas 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao ano de 2021. Onze cursos da universidade foram avaliados e o resultado faz com que a Uenf se torne referência em ensino nas respectivas áreas.
Os cursos de licenciatura em Física e bacharelado em Ciências Sociais receberam nota 5 (conceito máximo). Os cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Ciências Biológicas e os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Química ficaram com a nota 4. Já a licenciatura em Ciências Biológicas (EAD), Pedagogia (EAD) e Química (EAD) tiveram nota 3. Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas pontuações muito ruins e 5 a nota máxima, ou seja, de melhor qualidade de ensino.
O pró-reitor de graduação da Uenf, professor Manuel Molina, falou com orgulho do resultado. “O Enade vem compor o Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia os cursos da instituição. O IGC considera o conceito do Enade e os conceitos da avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, o mestrado e doutorado. Neste ano, os 14 cursos de pós-graduação da Uenf receberam uma avaliação louvável. A Uenf, por definição, privilegia a formação do conhecimento via os programas de iniciação científica e extensão, não somente a transmissão do conhecimento. Com a consideração desses parâmetros, o IGC da Uenf deve sair muito bom”, comemorou o pró-reitor.
Ele parabenizou os coordenadores de cursos, os técnicos, os professores e os estudantes por terem realizado um Enade com esse nível de qualidade. “A nota do Enade mede o quanto o curso de graduação ofereceu para o desenvolvimento do estudante. Além disso, é utilizada pelos estudantes novatos como um critério de escolha de onde estudar”, destacou Molina.
Física é a 5ª melhor do país — O curso de licenciatura em Física da Uenf classificou-se como o quinto melhor do país. De acordo com o coordenador do curso, professor Roberto Trindade, os alunos têm uma forte preparação acadêmica, muitos são premiados em eventos regionais e nacionais. Quase a totalidade dos estudantes que se formam são professores nos institutos e universidades federais, estaduais e privadas e em escolas de ensino médio públicas e privadas.
— Além da função em ministrar aulas, são realizadas pelos docentes várias pesquisas voltadas para o desenvolvimento regional. Assim, há um estímulo para que o corpo discente se envolva nestas pesquisas científicas. Com enfoque nessas duas bases: Ensino e Pesquisa Científica, a matriz do curso contém disciplinas voltadas para a capacitação do corpo discente para ambas as competências. Também em relação às atividades de extensão, há forte inserção na comunidade por meio de intervenção nas escolas e prefeituras com exposições de feiras bem como divulgações científicas — explicou o coordenador.
Ciências Sociais nota máxima — Para o coordenador do curso de Ciências Sociais, professor Hamilton Garcia, a nota máxima no Enade é fruto do trabalho dos professores e do empenho dos estudantes. Mas, segundo ele, há que se realçar alguns pontos. “O primeiro deles é que o esforço docente na Graduação precisa ser mais valorizado pelos critérios de promoção na carreira, visto que a Graduação é a base do progresso acadêmico da instituição e profissional dos estudantes. O segundo é que a falta de base escolar tem impedido com que boa parte dos discentes ingressantes consigam acompanhar o curso até o final, sendo urgente que as universidades passem a se engajar mais efetivamente pela melhoria do ensino básico em nossa região. Nossos egressos vêm ocupando lugares de destaque em pós-graduações nas melhores universidades brasileiras e também no exterior, no setor público em órgãos e instituições governamentais, além da docência no ensino básico e universitário, em universidades como UFF, UnB, Ufes e na própria Uenf, entre outras”, ressaltou o coordenador.
Importância do Enade — Como forma de mapear as instituições de ensino superior no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio de Teixeira (Inep) criou o Enade, que avalia o aprendizado dos estudantes nos cursos de Graduação. Com isso, o resultado do exame é divulgado para que as pessoas saibam o conceito de determinada instituição e possam medir o desempenho geral.
O exame foi realizado no dia 14 de novembro de 2021 e divulgado em setembro deste ano. Foram 1744 locais de provas em 1422 municípios. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de Graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Fonte: Uenf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas