Prédio do Ministério Público de Campos recebe o nome de Marcelo Lessa
Dora Paula Paes 23/08/2022 21:11 - Atualizado em 23/08/2022 21:12
O prédio do Ministério Público Estadual em Campos recebeu o nome do promotor Marcelo Lessa Bastos em uma homenagem póstuma. A solenidade ocorreu no final da tarde desta terça-feira (23). A placa, que eterniza Marcelo Lessa e é o marco da sua luta por Justiça, foi descerrada oficialmente pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira, com a presença de familiares, autoridades, amigos e a cúpula da Justiça. O promotor faleceu precocemente, aos 51 anos, em 14 de agosto do ano passado.
A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional Campos, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida. Ele destacou o importante papel desempenhado por Lessa como promotor de Justiça e suas grandes atuações. "Uma pessoa que se dedicou, como poucos, a essa instituição. Hoje, ele recebe essa homenagem que é muito merecida. Que sua família se sinta abraçada", disse Luiz Cláudio.
- Eu conheci o Marcelo quando comecei a atuar em São João da Barra e, a partir daí, começou uma amizade. Fazer essa homenagem é o registro histórico. Ele, infelizmente, não está mais entre nós, mas a instituição não poderia deixar de reconhecer, ainda que em uma homenagem póstuma. É o mínimo que a gente poderia fazer por toda sua dedicação - disse Luciano Oliveira.
A viúva, Viviane Bastos, estava acompanhada dos três filhos e declarou: "A nossa família está feliz e honrada pela linda homenagem. Marcelo não deixa só saudade, deixa um legado. Sempre aguerrido, me dizia que a Justiça nasceu com ele e é esse legado que passo para nossos filhos."

Ainda dentro das homenagens, o promotor de Justiça, Vitor Queiroz, leu a mensagem do presidente da Associação do Ministério Público (Amperj), Claudio Henrique Cruz Viana. "Onde Marcelo estava, ele era notado, destacado. A homenagem de hoje eterniza a presença de Marcelo no lugar onde exerceua maior parte da sua carreira", diz um trecho. O vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, representando o prefeito Wladimir, também destacou o papel relevante de Marcelo Lessa como promotor e como amigo. 

Marcelo Lessa foi vitimado por problemas pulmonares e faleceu após 10 dias internado. Ele estudou Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Obteve o título de doutor pela Universidade Gama Filho e ingressou no Ministério Público em 1994. Era titular da Promotoria de Tutela Coletiva de Campos. Em 1995, assumiu a cadeira de Direito Processual Penal no Centro Universitário Fluminense (Uniflu), onde lecionava. Também era professor da disciplina Noções de Direitos Médicos da Faculdade de Medicina de Campos. Trabalhava, ainda, na função de avaliador do Ministério da Educação para atos regulatórios de autorização de novos cursos superiores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS