Resultado do terceiro LIRAa aponta redução no índice de infestação
30/06/2022 17:06 - Atualizado em 30/06/2022 17:50
Levantamento foi realizado pelo CCZ
Levantamento foi realizado pelo CCZ / Divulgação - Secom Campos
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) concluiu o terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, que apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8% em Campos, mas a população deve permanecer atenta aos cuidados. Esse resultado é menor em relação aos levantamentos anteriores, que tiveram como resultado 3,9% e 5,4%, respectivamente, em abril e janeiro. Neste ano, já foram confirmados 134 casos de dengue, três de chikungunya e um de zika.
Os dados foram coletados entre 20 a 24 de junho em diversos bairros da cidade, totalizando 8.193 imóveis inspecionados, onde foram encontrados 261 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti e albopictus. A pesquisa identificou também que os principais criadouros — recipientes que acumulam água e colaboram para a proliferação do mosquito — são os depósitos a nível do solo: móveis (46,7%), fixos (26,1%) e os passíveis de remoção/proteção (13%).
— Entre esse tipo de depósito estão, por exemplo, latas, pratos embaixo de vasos de planta, bebedouro de animais, garrafas, calhas, ralos, lixo doméstico e de construção. Por esse motivo precisamos que os munícipes continuem atentos e que façam uma vistoria no quintal de suas casas uma vez por semana para eliminar qualquer tipo de água parada, pois só assim iremos reduzir a proliferação do mosquito — explica o diretor do CCZ, Carlos Morales.
Diante do resultado do LIRAa, o coordenador do Programa Municipal de Controle se Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, explica que continuará intensificando as ações do CCZ, como, por exemplo, com os mutirões de recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água. Ele reforçou que é necessário a colaboração de toda a comunidade para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus.
— Na próxima semana iniciaremos novos mutirões que irão contemplar os bairros com maior índice de infestação, mas as visitas domiciliares diárias também continuam sendo muito importantes. É imprescindível para eficácia do trabalho que a população abra as portas dos seus imóveis para os agentes de combate a endemias. Eles realizam o tratamento com larvicida, quando necessário, informam e mobilizam os moradores para atuarem conjuntamente com o poder público — disse Claudemir.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas