Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar tem programação em Campos a partir de quarta-feira
Dora Paula Paes 16/05/2022 19:02 - Atualizado em 16/05/2022 19:04
Assim como em muitos lugares, a terceira semana de maio é dedicada em Campos à pauta da Alergia Alimentar, assunto sério que mexe com o cotidiano de muitas famílias. Afinal, nem todo alimento pode entrar em casa, para começar. A 8ª Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar tem programação que começa a partir desta quarta-feira (18), com live que vai abordar "O que é dessensibilização e quando começar a usar na Alergia Alimentar?". Um piquenique no campus da Uenf vai fechar a programação, no dia 21.

Mães de crianças alérgicas estão na organização do evento. As duas últimas versões aconteceram apenas no formato remoto, devido à pandemia da Covid- 19. Um piquenique no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) deve ser o evento que vai marcar reencontro e celebrar novas conexões entre famílias que convivem com restrições alimentares impostas pela alergia.

Em 30 de outubro de 2017, foi sancionada em Campos a Lei número 8.788, do ex-vereador Cláudio Andrade. A lei instituiu a semana no calendário oficial do município. A proposta da lei foi atender ao pedido de uma comissão de pais e professores de crianças alérgicas alimentares.

A terceira semana de maio é dedicada à conscientização sobre alergia alimentar em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos da América, há mais de 20 anos, a FARE (Food Allergy & Anaphylaxis Network) trabalha para que mais pessoas saibam o que é a alergia alimentar e suas consequências.

Assim como a FARE, o grupo que organiza a Semana em Campos acredita que, aumentando a conscientização, incentiva o respeito, promove a segurança e melhora a qualidade de vida das crianças e adultos que convivem com alergias alimentares, incluindo todos em perigo de anafilaxia, com risco de perder a vida.

Os relatos de muitas mães são muitos, assim como a preocupação diária para que seu filho nunca ingira alimento que possa causar uma crise. 
- Desde o nascimento da minha primeira filha, percebi que havia algo de errado, e sempre em busca de respostas. Através de muita pesquisa, percebi que os sintomas eram compatíveis com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). O diagnóstico veio depois de um ano, quando um pediatra decidiu pedir exames específicos. Depois do nascimento da minha segunda filha, as coisas foram melhorando, pois o acesso a informações e profissionais estava um pouco melhor. O maior aprendizado que posso deixar aqui para outras mães é: Não deixe de lado seu sexto sentido de mãe. Ele nunca erra! - afirma Josi, mãe da Ester, de sete anos, e da Elisa, de quatro anos, ambas portadoras de alergia alimentar múltipla.
Segundo Aline Nunes, nutricionista materno infantil e mãe do João Benício, de dois anos e 10 meses, desde o nascimento do filho ele passou por diversos desafios, como cólicas intensas várias vezes por dia, refluxo, baixo ganho de peso, irritação, constipação, noites praticamente sem dormir. ''Foi quando ofereci a fórmula pela segunda vez a ele (primeiro contato na maternidade) que veio a primeira suspeita de alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Após muita insistência minha, estudos e busca de ajuda profissional especializada, foi confirmado o diagnóstico de APLV com um ano'', relata ela.
Como profissional, Aline disse que ajuda outras mães a encontrar um caminho mais leve e saudável em meio a tantas restrições alimentares.
Programação em Campos:
Live 1 - 18/05/2022

O que é dessensibilização e quando começar a usar na Alergia Alimentar?

18/05 - às 20:30 no Instagram
com o médico Carlos Hamilton Oliveira Conceição, a nutricionista Alinne Nunes e a social media Josi Gama, ambas mães de alérgicos alimentares.


Live 2 - 19/05/2022

Como é feito o diagnóstico da Alergia Alimentar?

19/05 - às 20h no Instagram
com a médica Janaína Carvalho - Kamilla Coutinho e Flávia Ribeiro, jornalistas e mães de alérgicos alimentares


Live 3 - 20/05/2022

Alergia Alimentar: é possível contornar as limitações na hora de comer

20/05 - às 20h no Instagram
com a nutricionista Alinne Nunes e a social media Josi Gama, ambas mães de alérgicos alimentares


Piquenique Inclusivo - 21/05

Campus da Uenf - 9h
Na quadra do E1 - atrás do prédio da Reitoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas