Após aplicar questionário no Liceu, professora testa positivo para Covid-19
Folha1 - Atualizado em 17/02/2021 14:41
Uma professora do Liceu de Humanidade de Campos confirmou infecção por Covid-19 após estar com companheiros discentes e docentes durante aplicação de questionário socioemocional na última quinta-feira (11). O fato reforça, na visão da coordenadora do Sepe Campos, Graciete Nunes, que "o caso do Liceu serve para reforçar o argumento de que sem a vacinação de todos os profissionais de educação não é seguro o retorno". 
Apesar da infecção da profissional, a Coordenadoria Regional Norte Fluminense de Educação comunicou aos professores estaduais haverá expediente normal nos dias 18 e 19 de fevereiro no Liceu de Humanidades de Campos, com início às 10 horas. "Solicitamos aos professores regentes e funcionários administrativos que trabalham nesses dias que compareçam a Unidade Escolar e aos que estão em Home Office que mantenham-se atentos às solicitações de trabalho", comunicou o Liceu ao seu corpo docente.
- O Sepe-Campos é contra a retomada de quaisquer atividades presenciais no interior das escolas. As experiências em outros locais comprovam que não tem como dar certo. O caso do Liceu serve para reforçar o argumento de que sem a vacinação de todos os profissionais de educação não é seguro o retorno. A comunicação aos profissionais de educação do Liceu só foi feita após o fato ter se tornado público - argumentou a coordenadora do Sepe, Graciete Nunes.
A Seeduc esclareceu, em nota, que o ano letivo começou no dia 8 de fevereiro com a entrega do plano de estudos e a aplicação do questionário socioemocional para os alunos, em dias e horários programados pela direção, para evitar aglomerações, e adotando todas as medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento. As aulas iniciarão em 1º de março no modelo híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados) ou somente remoto, dependendo das orientações do Comitê Científico e das autoridades de saúde.

No caso do Liceu de Humanidades de Campos, a Seeduc confirmou que uma professora testou positivo, após apresentar sintomas leves, e foi imediatamente afastada das funções. A Seeduc, por meio da Diretoria Regional e da direção escolar, está monitorando a situação das pessoas que tiveram contato com a profissional e, até o momento, não houve relato de novos casos de contaminação. A unidade escolar passará por sanitização, e o retorno das atividades está previsto para amanhã, dia 18, conforme o calendário escolar.

Vale destacar que, desde o ano passado, todas as escolas estaduais estão preparadas e adotando os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde, por meio de resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado. No caso de um servidor apresentar algum sintoma de Covid-19, ou testar positivo, o mesmo é afastado imediatamente e orientado a procurar avaliação médica. As pessoas que tiveram contato próximo são monitoradas por 14 dias e, em caso de sintomas, imediatamente afastadas. As atividades da escola podem ser suspensas, quando houver a configuração de surto de Covid-19 no local e, nestes casos, a unidade de saúde mais próxima é acionada para fazer seu monitoramento.

A Secretaria de Educação reafirmou "seu compromisso com a saúde de seus profissionais e alunos, seguindo em constante contato com as unidades escolares, acompanhando e fiscalizando os protocolos sanitários para tomar rápidas medidas que resguardem a segurança de todos".
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas