Voos diretos de Campos e Macaé para o Rio serão mantidos
06/08/2022 07:58 - Atualizado em 06/08/2022 09:53
A companhia aérea Azul confirmou, nessa sexta-feira (5), que vai manter os voos de Campos e de Macaé para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada após um encontro intermediado pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. A Azul havia anunciado, em junho, a substituição da rota direta do Norte Fluminense à capital por um voo para Campinas (SP) e de lá para conexões ao Rio e outras cidades, a partir de 8 de agosto, o que gerou preocupação e reação de diversas entidades representativas e políticos. A informação foi divulgada pelo blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, na Folha 1.
“A reunião contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da companhia, Fábio Campos, e o secretário de estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, e a equipe do senador Carlos Portinho, na capital carioca. Mais informações serão divulgadas em um momento oportuno”, informou, em nota, a Azul.
A manutenção das rotas já havia sido divulgada, nessa quinta-feira (4), pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) em seu Twitter, em uma postagem com um vídeo do ministro Marcelo Sampaio. “Vamos manter os voos dos Santos Dumont de Campos e Macaé. A gente viu circulando que ia parar, pelo contrário, estamos conversando com o governo do Estado, senadores, Câmara Federal, Assembleia e as companhias aéreas, vamos manter e ampliar essa rede”, disse o ministro.
No site da Azul, os voos diretos já estão novamente disponíveis para compra de passagens.
Foi fundamental para a mudança de decisão da Azul a atuação política do senador Carlos Portinho, do deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT-RJ), dos prefeitos das cidades e das entidadades, como a Firjan, CDL, ACRJ, Fecomércio e Rio Indústria.
Segundo o deputado federal Christino Áureo, os voos da Azul ligando o Santos Dumont a Macaé e Campos são fundamentais. Ele lembra que esses voos também movimentam os aeroportos regionais que também tiveram lutas travadas para receber melhorias como o de Macaé e, por isso, precisa ter uma escala regular e manter a movimentação. Assim como Campos, que também passou por investimentos.
— Então, não faz nenhum sentido, essa região que é a maior produtora de óleo e gás do Brasil, uma das maiores regiões produtoras do planeta, não ter uma linha (aérea) regional ligando seus aeroportos regionais à capital. Esse trabalho junto ao presidente da Anac (Luiz Ricardo Nascimento) foi fundamental para fazer com que ele se convencesse de que a companhia tem que olhar não só para sua conveniência imediata, ela tem que fazer as mesmas apostas que os governos fazem quando investem. Tudo que fizermos, como incentivos para o setor aéreo, inclusive, redução tributo dos combustíveis, de alguma maneira tem que ser retribuído, fazendo com que rotas de interesse do desenvolvimento sejam mantidas — disse Christino Áureo.
O parlamentar também lembrou a união de forças que levaram a essa notícia do próprio ministro Marcelo Sampaio: “É preciso destacar, também, o empenho da deputada federal Clarissa Garotinho, André Ceciliano, senador Carlos Portinho e tantos outros que a gente pode arregimentar forças para poder conseguir esse objetivo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas