Aluna de Campos vai lançar seu primeiro livro com base no Ururau Pançudo
- Atualizado em 07/04/2025 12:57
Thaiana Sales de Souza
Thaiana Sales de Souza / Divulgação
Vencedora do Concurso de Redação “Ururau Pançudo, a lenda continua”, realizado ano passado, com o objetivo de criar uma história e contar o que aconteceu com o jacaré mais famoso da região, Thaiana Sales de Souza comemora uma nova vitória. Ela, aluna da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, localizada em Boa Vista, na Baixada Campista, vai lançar o seu livro físico este ano e a ideia é que seja no Festival Doces Palavras (FDP), previsto para acontecer em setembro.

O concurso celebrou os 10 anos de lançamento do livro Ururau Pançudo. A obra inaugurou uma nova fase na literatura campista, que é a infantil e infanto-juvenil. Por enquanto, a história contada e desenhada por Thaiana ganhou retoques do ilustrador Alício Gomes e pode ser lida no site PAE da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A premiação aconteceu na Academia Campista de Letras (ACL), através da parceria do programa Mais Ciência na Escola e o apoio da Seduct.

Para Thiana, a premiação foi sua primeira grande conquista com a Literatura. “Eu estou muito feliz, pois é o meu primeiro livro, e espero que todos gostem. A primeira coisa que fiz foi conhecer o Ururau Pançudo para dar continuidade à história e me inspirar. Quando a gente é criança sempre cria algumas histórias. Quem nunca imaginou brincadeiras desse tipo? Agora, é lançar no festival”, espera Thiana.

A autora do Ururau Pançudo, junto com a professora Carmem Eugênia e a escritora e historiadora Sylvia Paes, contou que o concurso faz parte do projeto “Ururau Pançudo a lenda continua - 10 anos do Ururau Pançudo”, desenvolvido através do programa Mais Ciência na Escola.

“Este ano pretendemos entrar com "Por onde andará o Indiozinho Cratscá", pelos 10 anos do livro Indiozinho Cratscá. É uma reflexão sobre os povos nativos, em uma leitura mais atual e realista sobre nós brasileiros de todas as cores e etnias. Esperamos assim promover mais jovens escritores e não apenas formar novos leitores, uma vez que todo escritor é leitor”, diz Sylvia.

Coordenadora do Mais Ciência, Carla Salles, disse que presenciar a concretização desse projeto é motivo de grande orgulho e satisfação, especialmente por envolver diretamente os alunos na produção de textos e no incentivo à leitura.
“Essas práticas são fundamentais no processo de formação dos estudantes e essenciais ao longo de toda a vida acadêmica e profissional. Esse é mais um exemplo do impacto positivo do Programa Mais Ciência na Escola, que tem se destacado pela qualidade de seus projetos e pela abrangência nas diferentes áreas do conhecimento”, ressaltou Carla.

Gestora da E.M. Olavo Alves Saldanha Filho, Maria Vitória Gonçalves de Araújo lembrou que a unidade está nos três primeiros lugares do concurso e, agora, a expectativa é continuar estimulando os alunos para as próximas obras. “Essa iniciativa é uma forma de promover a participação e descoberta de novos talentos e potenciais e, ao mesmo tempo, um importante resgate na produção de textos com memórias da cidade e da região. E isso é um trabalho fundamental. Estamos na torcida pela Thiana e, em breve, estaremos juntos e orgulhosos com o livro dela em mãos”, concluiu Maria.
Com informações Ascom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos supreme

    Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres

    Chuva forte atinge vários pontos de Campos na tarde desta quinta-feira

    INMET emitiu um alerta amarelo de perigo em potencial para fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia