O subsecretário de Atenção Primária, Benedito Pereira Martins, reforça que a descentralização para as Unidades de Saúde visa facilitar a procura do diagnóstico e tratamento pelos usuários, já que as unidades estão mais próximas da população.
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões (80%). É transmitida pelo ar quando o paciente tosse, fala ou espirra. Além da tosse, outros sintomas característicos da doença são: febre, geralmente ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, escarros sanguíneos e dor no tórax. O risco de transmissão da patologia é potencializado em locais com maior aglomeração de pessoas. Após duas semanas de tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença.
O tratamento dura em torno de seis meses e deve ser feito de forma ininterrupta, sendo a medicação totalmente gratuita. Os pacientes em tratamento recebem atendimento social e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
As unidades de saúde que realizam atendimento de tuberculose são: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Aldeia; UBSF Santa Helena; UBSF IPS; UBSF Conselheiro Josino; UBSF Santa Cruz; UBSF Jamil Ábido; UBSF Saturnino Braga; UBSF Penha; UBSF Imperial; Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP); Centro de Referência Augusto Guimarães; Programa Consultório na Rua, além das unidades prisionais (Carlos Tinoco da Fonseca, Dalton Crespo de Castro e Presídio Feminino Nilza da Silva Santos), através da equipe do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido
Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres
INMET emitiu um alerta amarelo de perigo em potencial para fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro
Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia