Ida ao Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN)
/
Divulgação
Na última sexta-feira (21), a equipe de educação do projeto Navegando na Poesia, que atuam em 11 cidades da Bacia de Campos, realizou uma imersão cultural pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro. A atividade teve como foco a visita à exposição "FUNK: Um grito de ousadia e liberdade", em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR), além de passagens por outros espaços de relevância histórica e cultural, como o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) e o Largo de São Francisco da Prainha.
No MUHCAB, os integrantes participaram de uma atividade reflexiva sobre os processos de resistência e reexistência da população negra na capital fluminense. Já no IPN, o grupo conferiu a exposição "Saberes ancestrais não cabem na sala de aula", de Cláudia Fassini, que explora as religiões de matriz africana.
Visita à estátua da campista Mercedes Baptista
/
Divulgação
A coordenadora pedagógica Tatiany Arêas destacou a importância da experiência para o fortalecimento da equipe. “A visita a esses espaços foi uma oportunidade estratégica de aprendizado e troca para o grupo de educadores do projeto. O ‘Navegando na Poesia’ atua diretamente com estudantes de 43 escolas da rede municipal em 11 municípios da Bacia de Campos, abrangendo diferentes contextos sociais, como comunidades periféricas, quilombolas, rurais e pesqueiras.”
O educador Lázaro Licasalio reforçou o impacto positivo da imersão para o trabalho pedagógico. “Essa experiência proporcionou troca de ideias, reflexões e inspirações para novas abordagens em oficinas e eventos. Tivemos um aprofundamento sobre questões sociais, culturais e educacionais, o que vai nos ajudar a integrar novas metodologias e perspectivas em nosso trabalho com as comunidades escolares.”
De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão
A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"
A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis