Chegam vacinas e novas variantes
- Atualizado em 31/12/2021 08:54
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 / Genilson Pessanha
O ano de 2021 ficou marcado pelo início da vacinação contra a Covid-19 no país, ao mesmo tempo em que se agravava a pandemia em todo o país, nos primeiros meses, e não foi diferente em Campos. No município, com a massificação da imunização — ainda sem alcance dos 80% da população imunizada — óbitos e internações começaram a cair no segundo semestre. Crise econômica, negacionismo, gente cansada do “fique em casa, se puder”, dois lockdowns (janeiro e março) no meio da jornada. Com a sucessão dos meses, vieram flexibilizações e o anúncio, em dezembro, da fase branca. Porém, desde o início da pandemia, em 2020, até o dia 24 de dezembro, 1.720 campistas perderam a vida para o vírus, com um total de 52.282 casos confirmados. O ano termina com o mundo em alerta: a variante Ômicron segue se alastrando.
O início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho (PSD), em 2021, ficou notado pelo desafio de enfrentar o maior período de circulação do vírus desde o início da pandemia e, junto a isso, a atual equipe mudou a forma de abordagem frente à circulação viral ao ser feita a descentralização do acolhimento dos pacientes. O que antes era feito em único local, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), passou a ser feito em oito unidades de saúde espalhadas pelo município.
O período mais crítico foi entre os meses de março e maio, quando ocorreu uma explosão no número de casos, com subida vertiginosa nos patamares de contágio e óbitos, incluindo os casos graves, o que levou à superlotação dos serviços de saúde. No período, Campos chegou a ter mais de 50 pacientes por alguns dias aguardando em fila de espera para internação. Atualmente, a ocupação de leito UTI está em 4,55% nas redes SUS e privada, segundo boletim do último dia 24.
“Para o início do ano de 2022 esperamos um cenário menos catastrófico, menos grave mesmo com o surgimento da variante Ômicron, pois temos uma significativa parcela da população já completamente imunizada. Essa imunização confere proteção, mesmo que parcial, para a variante Ômicron e, principalmente para casos graves, internações e óbitos. Então, a expectativa é que haja novo aumento de casos, mas que não será como foi no início do ano de 2021, e, certamente não veremos aumento de casos graves, internações e óbitos”, diz em nota a pasta da Saúde municipal. E ainda reforça: “A perspectiva a curto e médio prazo é boa e não esperamos nos deparar com o momento catastrófico vivido nos meses de março a maio”.
Vacina — A aplicação da primeira dose da vacina em Campos aconteceu no dia 19 de janeiro. Desde então, várias foram as mudanças sobre a forma da vacinação, mas o município já aplica a dose de reforço. Um total de 374.802 campistas tomaram a primeira dose, 321.308 a segunda e 70.548, a terceira. O município ainda busca cerca de 30 mil pessoas que não se imunizaram. Também se prepara para vacinar as crianças entre 5 e 11 anos.
Em meio à crise, emprego volta a crescer 
O Plano de Retomada da Economia de Campos, ainda em meio a uma das maiores crises sanitárias do mundo, seguiu mesmo no período mais crítico e com dois lockdowns no primeiro semestre do ano. As ações são diversas. Além das flexibilizações de acordo com boletins técnicos, o município junto com a iniciativa privada buscaram formas de fazer dar certo e a economia voltar a crescer. Em agosto, um dos segmentos que mais preocupava, o educacional, voltou a levar as crianças de volta para as escolas.
A vinda de grandes franquias para o município, por exemplo, neste ano, significou aumento no número de empregos. Nos primeiros10 meses, Campos teve saldo positivo de 4.620 novos empregos, número bem diferente de 2020, quando fechou o ano com menos 1.295 empregos, consequência da pandemia da Covid-19, que paralisou atividades de vários setores produtivos. O levantamento é da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Na reta final do ano, uma outra ação foi elaborada pelo município em parceria com o Sesc-Rio. O município realizou neste mês de dezembro duas edições do Fórum do Empreendedor, inclusive com apoio do Grupo Folha e da InterTV Planície. A primeira palestra, no último dia 12, foi com a esportista Patrícia Amorim, ex-presidente do Flamengo, voltada para incentivar o público feminino. No dia 20, foi a vez do treinador e ex-jogador de vôlei, Giovane Gávio, com o tema “Vencendo desafios”. A palestra de Bernardinho do vôlei ficou para 2022.
O Plano envolve várias iniciativas, como cursos de capacitação, apoio a eventos e parcerias para geração de emprego.
CPI da Covid deverá refletir nas eleições 
Enquanto o número de mortes diárias subia, a CPI da Covid fazia o Congresso tremer a cada depoimento. Em outubro, o parecer aprovado propôs 80 indiciamentos, entre pessoas físicas e empresas. O presidente Jair Bolsonaro, inclusive, é uma delas, com uma lista grande de crimes desde “crime contra a humanidade na condução da pandemia” ,“charlatanismo” a “prevaricação”.
Foram seis meses de trabalho, até o relatório ser aprovado. O Senado aponta uma série de condutas do presidente na condução da crise sanitária que contribuíram para o Brasil atingir a trágica marca de mais de 600 mil mortos pela doença.
Para a comissão, Bolsonaro praticou os crimes de: responsabilidade por ter defendido a imunidade de rebanho por contágio; incitação ao crime ao estimular a população a infringir medidas de distanciamento social; emprego irregular de verba pública ao destinar recursos para a compra de remédios ineficazes; crimes contra a humanidade; charlatanismo ao defender o uso de remédios ineficazes; falsificação de documento particular ao atribuir ao TCU estudo questionando o número de mortes por Covid em 2020; prevaricação no caso da compra da vacina Covaxin e o crime de infração de medida sanitária.
Porém, as chances dele sofrer punição são pequenas, na avaliação de analistas políticos e juristas. Segundo analistas, o impacto maior deverá ser no campo político.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas