Retrospectiva 2021 - Parceria com a Sabra e verba da Alerj para reformar prédio do Arquivo Público Municipal
31/12/2021 08:35 - Atualizado em 31/12/2021 09:05
Arquivo Público Municipal de Campos
Arquivo Público Municipal de Campos
Casa do Arquivo Público Municipal de Campos desde 2002, o Solar do Colégio será reformado em breve. Foi assinado em agosto um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) para recuperação do patrimônio histórico do município, começando justamente pelo prédio localizado em Tocos, na Baixada Campista. Já no último dia 16, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou repasse de R$ 30 milhões do seu fundo especial para três projetos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), entre eles a reforma do Arquivo, que completou 20 anos em maio.
Pertencente à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e integrado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), o Arquivo Público Municipal abriga arquivos históricos da Prefeitura e da Câmara Municipal, além de documentos e jornais, entre eles o acervo do extinto jornal “Monitor Campista”. Fica no local, por exemplo, a documentação cartorária da Comarca de Campos, que representa 70% do seu acervo, incluindo documentos criminais e cíveis oriundos dos cartórios da região do século XVII ao século XX.
— Essa obra no Arquivo Público de Campos é uma conquista histórica para toda a região. É um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio histórico que precisa de reforma, e eu sabia que o presidente André Ceciliano, junto com os demais deputados, não deixaria esse importante instrumento cultural de fora do apoio da Alerj. Queria parabenizar ainda o prefeito Wladimir Garotinho, que também foi incansável na busca por esses recursos, assim como o reitor da Uenf, Raul Palacio — disse no último dia 16 o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), um dos coautores da lei que viabilizou a verba para os projetos da Uenf.
André Ceciliano apresentou a proposta de repasse da verba durante visita a Campos, em 29 de setembro. No início de outubro, Bruno Dauaire, o prefeito Wladimir e o reitor da Uenf, Raul Palacio, se encontraram com o presidente da Alerj e apresentaram as plantas e a planilha de custo orçamentário do projeto.
Segundo Raul Palacio, após a reforma, o Solar do Colégio sediará também o programa de Agroecologia da universidade, permitindo uma série de pesquisas em colaboração com o Arquivo Público. O dinheiro será repassado pela Alerj à própria Uenf, responsável pela execução do projeto. Também faz parte do pacote a criação de um museu e de uma escola de extensão na casa sede da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio.
Desde 2011, o Arquivo Público de Campos leva o nome do escritor Waldir Pinto de Carvalho. Atualmente, é dirigido pela historiadora Rafaela Machado. Além de abrigar o equipamento, o Solar do Colégio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas