Anvisa interrompe atividade de navio com surto de Covid-19 em Salvador
- Atualizado em 31/12/2021 15:32
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interrupção das atividades no navio Costa Diadema, que está atracado em Salvador, com um surto de covid-19 entre seus passageiros. Agora, o navio deverá retornar ao Porto de Santos, onde todos os passageiros e tripulantes devem desembarcar. O navio deverá ficar em quarentena, sem operar novamente.
A medida foi tomada após as Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do Município de Salvador concluírem pela declaração de transmissão comunitária de covid-19 nível 4 a bordo da embarcação. A programação normal do Costa Diadema previa a conclusão do passeio em 3 de janeiro, mas ela foi interrompida.
A Anvisa orientou ainda que até que o desembarque completo dos viajantes ocorra no destino final em Santos, todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão de covid-19. As informações obtidas pela agência dão conta de que a maioria dos passageiros que testaram positivo estão assintomáticos. Segundo a Anvisa, apenas algumas pessoas estão com sintomas leves.
“Segundo o Plano de Contingência, a embarcação poderá seguir, sob condição de restrições a bordo, para o Porto de Santos. Isso significa que todas as atividades não essenciais no Costa Diadema devem ser interrompidas e que devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação, até seu destino final em Santos”, explicou a Anvisa.
Estão embarcados, no momento, 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes. O navio iniciou a viagem no Porto de Santos e teria como próximo destino o Porto de Ilhéus, na Bahia. As informações de ontem dão conta de 68 casos de covid-19 confirmados, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.
MSC Splendida
Outro navio em situação semelhante é o MSC Splendida. Ele atracou no Porto de Santos nesta quarta-feira (29) após relatar novos testes positivos de covid-19. Foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com a doença. Foram identificados ainda 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com quem testou positivo para a doença.
A investigação epidemiológica determinará o nível do cenário epidemiológico da embarcação. Não estão autorizados novos desembarques ou embarques até a sua conclusão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas