Imprensa regional visita o Porto do Açu
- Atualizado em 21/12/2021 16:58
Visita de jornalistas ao Porto do Açu
Visita de jornalistas ao Porto do Açu / Divulgação
Após quase dois anos de contatos virtuais impostos pelo isolamento social da pandemia, a imprensa regional do Norte Fluminense visitou o Porto do Açu. Recebidos nessa segunda-feira (20) pelo diretor de Administração Portuária, Vinícius Patel, os jornalistas percorreram o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina, passando pela área de clientes já instalados e também pelas estruturas onshore e offshore. A Folha da Manhã e o Folha1 estiveram representados na visita.
Antes de iniciar o trajeto, o assunto destacado foi a nova sede da reserva Caruara, em construção às margens da Lagoa de Iquipari e que será inaugurada no primeiro trimestre de 2022, com uso totalmente gratuito à população.
— Será um novo polo de turismo e lazer na cidade, principalmente com o intuito de desenvolvimento social em uma plataforma ambiental. Teremos uma sede estabelecida com total infraestrutura para moradores e turistas e também para pesquisadores que queiram estudar a Caruara. Vamos atuar junto com o governo municipal neste investimento totalmente voluntário do Porto do Açu, com o objetivo de gerar educação para a melhor preservação desse bioma — explicou Vinícius Patel.
Também presente no encontro, o coordenador de Meio Ambiente da Porto do Açu Operações, Daniel Nascimento, endossou a importância da educação nesta nova etapa do projeto.
— Teremos forte atuação com as escolas da região e já estamos preparando atividades educativas, com uma programação fixa de palestras, teatros e eventos voltados à preservação da Caruara. Neste ano letivo, inclusive, os alunos das escolas municipais de São João da Barra já receberão cartilha e outros materiais sobre o tema — disse ele.
A visita seguiu de ônibus até o terminal de minério de ferro da Ferroport, que este ano alcançou 100 milhões de toneladas movimentadas desde 2014. Deste terminal, os visitantes viram também a Açu Petróleo, por onde as principais petroleiras do país, incluindo a Petrobras, escoam sua produção por meio de transbordo de petróleo em área abrigada . Responsável por 25% das exportações de petróleo do país, o terminal se prepara em 2022 para a expansão, com a construção do projeto SPOT, com oleodutos e parque de tancagem para absorver a demanda prevista com a exploração do pré-sal.
O grupo percorreu as instalações por terra e mar. A visita institucional seguiu por lancha até a área de 16 clientes já instalados, incluindo a maior base de apoio offshore do mundo. Por mar, os jornalistas também viram em operação o grande marco do empreendimento portuário em 2021: as instalações da GNA I, a primeira usina termelétrica do complexo. Em operação desde setembro deste ano, ela tem capacidade para abastecer cerca de 6 milhões de residências e ajuda o país a atravessar a crise energética atual.
Em seguida, visitaram o Estação Açu, prédio comercial recém-inaugurado onde estão os escritórios administrativos da Porto do Açu, salas comerciais e lojas de conveniência. No espaço, também puderam conhecer o Centro de Comando e Controle (Core) do Porto do Açu, onde todo o tráfego marítimo e operações são monitorados 24h, através de um dos mais seguros e modernos sistemas do país e do mundo.
Outro assunto destacado foi a expansão do Terminal Multicargas. O T-Mult conta, atualmente, com 39 clientes e 15 produtos, sendo dois destes adicionados ao portfólio do terminal em 2021: espodumênio e concentrado de cobre. Já soma 4,3 milhões de toneladas movimentadas até hoje – sendo que atingiu recorde histórico de volume de movimentação este ano, com mais de 1,5 milhão de toneladas movimentadas (mais do que o dobro de todo o volume do ano anterior).
O reforço da parceria com o Sebrae e a Firjan e das Rodadas de Negócios na região também foi abordado. “Estamos praticando o adensamento produtivo, gerando oportunidades de negócios para microempreendedores locais, nos aproximando e criando canal de diálogo e troca com fornecedores da região”, disse Patel.
Hoje, mais de 300 empresas de Campos e São João da Barra já estão cadastradas e prestam serviços ao empreendimento portuário. O caminho para que fornecedores locais possam ter a oportunidade está indicado em cada um dos sites oficiais das empresas subsidiárias. Todos podem ter acesso à ferramenta e realizar o cadastro.
Em operação desde 2014, o Porto do Açu é o principal vetor de crescimento do estado atualmente. É resultado de investimentos que somam R$ 18 bilhões de reais, e prevê investir mais R$ 22 bilhões nos próximos dez anos. O Porto do Açu é o principal empregador do Norte Fluminense: o complexo como um todo conta com 70% de mão de obra local.
Para 2022, o foco do Açu estará voltado para a industrialização do empreendimento, com os estudos de viabilidade para a planta solar em parceria com a Equinor, atração de negócios de hidrogênio verde e o licenciamento da eólica offshore, iniciado em 2021. Prevista para os próximos cinco anos, a industrialização do Açu terá como base, entre outros, projetos sustentáveis, com menor emissão de carbono e geração de energia limpa: produtos químicos, combustíveis, pelotização, siderurgia e outras empresas poderão utilizar o hidrogênio verde como insumo para incrementar suas matrizes energéticas sustentáveis.
Visita de jornalistas ao Porto do Açu
Visita de jornalistas ao Porto do Açu / Divulgação
Visita de jornalistas ao Porto do Açu
Visita de jornalistas ao Porto do Açu / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas