Comércio campista à espera do presente de Natal
- Atualizado em 24/12/2021 09:13
Expectativa de alta em alguns setores chega a 40%
Expectativa de alta em alguns setores chega a 40% / Genilson Pessanha
A retomada econômica, com o avanço da vacinação e redução dos casos de Covid-19 tem ajudado a aquecer o comércio campista. Em um momento já tradicional e importante para as vendas, como é o Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos estima um aumento de 20% nos negócios nesta última semana antes do dia 25 na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a estimativa é de que alguns setores possam crescer até 40%.
Para quem deixou as compras para a última hora, nesta véspera de Natal o comércio vai funcionar em horário especial. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), as lojas de rua abrem às 9h e os shoppings às 10h. Há autorização para funcionamento até às 22h, mas o Boulevard Shopping fecha às 19h; o Guarus Plaza, às 18h; e o Shopping Avenida 28, às 20h. No sábado, feriado do Natal, tudo estará fechado, com exceção da área de alimentação e lazer do Boulevard (12h às 22h).
Gerente de uma loja de variedades na rua João Pessoa, Alessandro Silva relatou o aumento das vendas em relação a 2020.
— A diferença é grande. Nesse ano vemos que tem muitos mais clientes e tivemos que contratar mais funcionários temporários para dar conta da demanda. E contamos bastante também com as compras de última hora. Sabemos que as pessoas acabam vindo no último dia e nosso estoque está reforçado para não deixar ninguém sem presente — brincou.
A aposentada Jucélia Almeida, de 72 anos, reclamou dos preços, mas diz que tem disposição para pesquisar de loja em loja.
O preço de tudo subiu nesse ano, mas pesquisando bastante, rodando de loja em loja, a gente consegue encontrar os presentes para a família. Tem que ter disposição e criatividade porque, se não dá para comprar aquilo que a gente imagina, que a gente gostaria, mas tem pelo menos uma lembrancinha para todo mundo — afirmou.
Presidente da CDL, José Francisco Rodrigues destacou a importância do clima natalino e a decoração no Centro da cidade. “A cidade está alegre, está enfeitada. Os lojistas estão entusiasmados, os consumidores ávidos para presentear e famílias e amigos não vendo a hora de se reencontrar”.
Rodrigues lembrou que, por causa da pandemia e as restrições no último Natal, existe uma expectativa grande para os reencontros neste ano. “Existe, digamos assim, uma demanda reprimida há um ano no que diz respeito a arte de presentear que faz parte da afetividade humana. As ceias de Natal voltarão a reunir as famílias e tudo isso é muito importante”.
Em todo o país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que o varejo brasileiro deverá movimentar, neste Natal, R$ 57,48 bilhões em vendas, com alta do faturamento de 9,8% em relação a igual período do ano passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas