Governo prevê colapso na economia sem aprovação do Código Tributário
Dora Paula Paes 12/08/2021 20:01 - Atualizado em 13/08/2021 11:47
O governo Wladimir Garotinho mantém a posição de que aprovar o Código Tributário é uma medida necessária para que Campos atenda às imposições do Tribunal de Contas do Estado, atendendo ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). O procurador do Município, Roberto Landes, ressalta que sem a aprovação do TAG e a permissão do uso dessas verbas, a economia entraria em colapso. O projeto chegou a ser anunciado que entraria na pauta da Câmara na quarta-feira (11), quando o governo esperava ter os 13 votos suficientes para aprovação. Mas ficou de fora e sem a certeza do quantitativo necessário. Nesta quinta-feira (12), os dois parlamentares do PDT, Marquinho do Transporte e Luciano Rio Lu, confirmaram que votam contra o aumento de tributo. Até o momento, não há uma nova data para votação.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, acrescenta que o código é necessário. Ele destaca que a não adoção pode causar um efeito colateral muito maior que o Código Tributário, que seria o de impossibilitar o pagamento em dia do funcionalismo público, impactando negativamente à economia, retirando de circulação cerca de R$ 80 milhões/mês.
Landes lembra ainda que houve uma decisão da Justiça com relação à ação que suspendeu o pagamento da cessão dos créditos dos royalties. A Prefeitura tem que apresentar em 60 dias uma proposta de pagamento à Caixa Econômica Federal. E para arcar com essa despesa, é preciso ter recursos.
Tanto o procurador, quanto o secretário acrescentam que a matéria foi exaustivamente debatida com a sociedade civil e entidades de classe. Segundo eles, a Prefeitura ouviu e cedeu em todas as concessões pontuadas, como nas taxas para taxistas; do lixo para as zonas fiscais mais carentes, e na taxa de localização.
Eles reforçam que a Prefeitura sempre esteve aberta para negociação quando as insatisfações eram pontuadas. As entidades de classe chegaram a dizer que se novo o Código Tributário fosse aprovado, não descartavam levar para a judicialização. Landes diz que não acredita em um embate judicial, já que as alterações propostas observaram os parâmetros da lei e da Constituição.
Sessão de quarta - Um grupo de aliados do prefeito Wladimir Garotinho chegou a fazer um ato pró-medidas do governo, nas escadarias da Câmara. Com faixas, chamaram atenção com mensagens como:  "Prefeito Wladimir Garotinho, você está no rumo certo!" ou ainda "Vereadores aliados de Rafael Diniz deixam o prefeito Wladimir trabalhar". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas