MPE pede afastamento do presidente da FMIJ por conta de abrigos sem alimentos
Dora Paula Paes 12/03/2021 20:09 - Atualizado em 12/03/2021 22:23
A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos ajuizou, nesta sexta-feira (12), Ação de Obrigação para que a Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ) regularize, no prazo máximo de 24 horas, o fornecimento de alimentos para os 111 menores em abrigos no município. Nos dias 10 e 11 últimos, conselheiros tutelares constataram verdadeiro caos, com crianças e jovens vivendo à base de doações e até rodízio de comida: “se come feijão no almoço, não come no jantar”. Entre as sanções pedida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE), em caso de descumprimento, está o pedido de afastamento do presidente da FMIJ, Igor Pereira, do cargo.  
O presidente da Fundação, Igor Pereira, ainda fica sujeito a multa diária, pessoal, de R$1 mil, por criança afetada pela falta de gêneros alimentícios, além de responder por danos morais e penal. 
A ação será analisada pelo juízo da Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca de Campos. A promotora Anik Assed aguarda a concessão da tutela de urgência, de forma "a colocar fim à penúria vivida pelos acolhidos".
Nesta sexta-feira, ao tomar conhecimento da ação do MPE encaminhada ao juízo, a Fundação Municipal da Infância e Juventude informou que está tomando todas as providências necessárias para que a questão envolvendo a alimentação das crianças e adolescentes nos Abrigos Institucionais esteja solucionada no início da próxima semana.
Na nota explica: “por determinação do presidente da instituição, Igor Pereira, foi aberta uma sindicância interna para apurar responsabilidades dos agentes que não realizaram a licitação dos alimentos no tempo devido. Este processo, que deveria ter ocorrido no final de 2020, só teve início em janeiro de 2021 e encontra-se em fase de conclusão. Em paralelo, a FMIJ está negociando com fornecedores do Município e fez a aquisição emergencial de gêneros não perecíveis para suprir a demanda mais urgente. Por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, todos os esforços estão sendo realizados para preservar os direitos das crianças e adolescentes. A FMIJ ainda não foi notificada oficialmente”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas