GNA homenageia as mulheres que fazem história no Brasil
- Atualizado em 08/03/2021 16:38
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, a GNA – Gás Natural Açu, joint venture formada pela Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil, produziu um vídeo para homenagear as mulheres que marcaram a história do Brasil. Uma delas é a poetisa, escritora e jornalista Narcisa Amália de Campos, nascida em São João da Barra, em 1852. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher a trabalhar profissionalmente como jornalista.
Narcisa também ficou conhecida por combater a opressão contra o público feminino e o regime escravista. O vídeo, que também destaca outras mulheres como Chiquinha Gonzaga, Maria Quitéria, Enedina Marques e Maria da Penha, foi compartilhado com os mais diversos públicos de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, onde a empresa está construindo o maior parque termelétrico da América Latina, com objetivo da informar à população a relevância dessas mulheres no cenário nacional. O material também foi produzido com o intuito de prestar serviço à população, como o destaque para o telefone da Central de Atendimento à Mulher, para denúncias de qualquer tipo de violência, por meio do número 180.
Em busca por ações que combatam a discriminação e à violência de gênero, a GNA criou um Programa interno de combate ao assédio que foi reconhecido pela IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo Banco Mundial. De acordo com a instituição, a criação de um Código de Conduta que não tolera qualquer tipo de ato de violência e a estruturação de um sistema de gestão contra violência e assédio estão entra as ações de destaques realizadas pelas GNA. A IFC é uma dos financiadoras da primeira usina termelétrica de 1,3 GW da GNA, que entrará em operação comercial ainda neste semestre.
“Temos um programa estruturado e com resultados efetivos e promissores. Um exemplo é o percentual de mulheres trabalhando em funções que antes só eram praticamente realizadas por homens. Hoje, as mulheres representam 48% do quadro de funcionários da GNA, sendo que 28% ocupam cargos de liderança. Embora a diferença entre homens e mulheres ainda seja grande no mercado de trabalho, nós, da GNA, buscamos constantemente a igualdade, equidade de gênero, não só dentro da empresa, mas também no entorno do nosso projeto”, destaca Angela Serpa, head de RH da GNA.
A GNA desde o início da sua construção, tem realizado uma série de ações voltadas às mulheres. Durante os cursos do Programa de Qualificação Profissional, a empresa montou uma turma exclusiva de solda para elas e contratou todas as alunas que se formaram. A GNA também realizou Oficinas de Empregabilidades exclusivas para mulheres; Roda de Conversa sobre Violência de Gênero; e lançou, no Youtube, a websérie “Mulheres na Indústria”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas