Novas restrições sem lockdown
Ícaro Abreu Barbosa e Paula Vigneron 29/12/2020 21:50 - Atualizado em 30/12/2020 11:00
O vice-prefeito eleito de Campos, Frederico Paes (MDB), descartou, por ora, a possibilidade de lockdown no município. Ele informou que novos decretos serão publicados a partir de 1º de janeiro. Até essa terça-feira (29), a cidade contabilizava 526 mortos e 13.458 infectados por Covid-19. Do total de casos, 11.473 são considerados recuperados. A ocupação dos leitos aptos para tratamento de coronavírus apresentou redução nos últimos dias. Na terça, 67% dos leitos de UTI e 46% dos clínicos, nas redes pública e contratualizada, estavam ocupados. Apesar de registrar queda em relação à semana anterior, o movimento de transeuntes no Centro de Campos ainda preocupa.
Em entrevista coletiva realizada na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), junto ao prefeito eleito, Wladimir Garotinho (PSD), Frederico Paes afirmou que a equipe da Saúde tem dado atenção a todos os problemas relacionados à área, mas está “com o olhar bastante atento à questão da pandemia”.
— Estamos em plena pandemia. A situação está se agravando no Brasil todo, e Campos não está diferente. Vamos emitir alguns decretos a partir do dia 1º. A questão do lockdown, inicialmente, está descartada, mas (haverá) alguns efeitos restritivos, principalmente porque estamos em uma fase de aglomeração, até familiar por causa do Natal e do ano novo, que pode complicar a situação. É esperada, para janeiro, uma situação crítica. Então, a nossa equipe técnica está muito empenhada, principalmente na questão de Farol de São Thomé, Lagoa de Cima e outras áreas que podem ter aglomeração. Estamos planejando para, já a partir do dia 1º, ter um trabalho efetivo na questão da pandemia — adiantou o vice-prefeito eleito.
Centro — A movimentação diminui na área central conforme o feriado de ano novo vai se aproximando. Na última terça-feira do ano, a dois dias do Réveillon, as pessoas continuavam indo às lojas, fazendo compras e formando filas nos bancos e casas lotéricas. Apesar do fluxo na região, os cuidados com as medidas de segurança foram mantidos. A maior parte dos transeuntes usava máscara e fazia esforço para manter o distanciamento social nas calçadas e estabelecimentos no boulevard Francisco de Paula Carneiro.
Mesmo com o trânsito de pedestres, não houve aglomeração, mas a ausência da Guarda Civil Municipal e de fiscalização de Postura fez com que os ambulantes tornassem a posicionar seus itens no meio do calçadão, diminuindo os espaços disponíveis para quem passava.
Na cabeça, o sol e o céu claro, cenário esperado de uma manhã de verão. O vento soprava, mas não era o suficiente para fazer um lugar com sombra disputado nas filas.
A costureira Maria Isabel Silva, de 42 anos, era uma das pessoas que fazia compras na área. Ela se dirigia até uma farmácia no calçadão para refazer o estoque de protetor solar e contou que costuma ir ao Centro frequentemente.
— Eu venho até aqui quase todos os dias para comprar linha e tecido, mas, aproveitando que tive que sacar um dinheiro, parei para comprar protetor solar. Mas não estou achando o movimento fora do normal — comentou, destacando que o uso da máscara está sendo respeitado, “apesar de alguns irresponsáveis”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas