Segurança é reforçada na orla
Ícaro Abreu Barbosa 26/12/2020 09:43 - Atualizado em 26/12/2020 11:02
  • Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

    Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

    Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

    Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

Não está nos planos de ninguém precisar da ajuda dos bombeiros quando vai para praias e lagoas. Seguindo o lema “espere o melhor, se prepare para o pior”, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Verão, na última segunda-feira (21). O investimento total no monitoramento das praias do estado foi equivalente a R$ 2,7 milhões em viaturas e equipamentos de resgate e sinalização.
Acidentes acontecem e os militares se preparam para conseguir atuar cada vez melhor quando a população precisar. Isso não significa que os cuidados não possam ser tomados individualmente, e, para isso, o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (5º GBM), coronel Charbio Guijarro, alerta: “Durante o período em que estiverem nas praias, sigam as orientações dos Guarda Vidas quanto aos cuidados com o mar e as correntes de retorno, além de a atenção constante com as crianças”.
A fala do comandante local é reforçada pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, que disponibilizou os objetivos da corporação com essa operação de nível estadual. “Temos como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização a fim de evitar afogamentos”, explicou.
Para a preservação das vidas foram feitos investimentos humanos e materiais; como a aquisição de 20 motos aquáticas, 2,5 mil placas de sinalização de perigo e 200 totens informativos que estão sendo instalados em pontos estratégicos no litoral do estado. A compra desses materiais foi possível através do capital arrecadado com a taxa de incêndio. “Pela primeira vez, vamos dispor de quatro aeronaves para patrulhar todo o litoral fluminense, de Campos a Paraty, todos os fins de semana, para melhorar ainda mais o tempo-resposta dos nossos socorros”, finalizou o comandante-geral dos Bombeiros, o coronel Leandro Monteiro.
Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, seus treinamentos e aperfeiçoamentos diários nos procedimentos de resgates, são vitais para que a população possa desfrutar dos longos e ensolarados dias do verão com maior segurança, mesmo com a estação eclipsada pela pandemia da Covid-19. Até março, cerca de 1,2 mil guarda-vidas vão se revezar por toda orla fluminense, um reforço de cerca de 50% no efetivo. Na nossa região, os militares estarão atuando no litoral de São João da Barra, nas praias de Grussaí e Atafona, e na praia campista de Farol de São Thomé.
“Os Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros estão sempre preparados para atuarem nos resgates e salvamentos de vítimas de afogamento ou de outros tipos de acidentes que podem acontecer nas praias, mares, rios, lagos e lagoas”, enfatiza, em nota, a assessoria de imprensa do 5º GBM. Ao longo de 2020, de acordo com contagens até o último dia 15 de dezembro, nove salvamentos foram contabilizados na região.
Os mergulhadores, especialistas em operações subaquáticas, também mantém sua rotina de trabalho. Sempre visando aprimoramento técnico e físico, os militares dizem estar “sempre prontos para atuarem em situações adversas de busca e resgates de vítimas e bens submersos”.
Cuidados redobrados em meio à pandemia
Como o comandante-geral, coronel Leandro Monteiro, e o comandante do 5ºGBM, coronel Charbio Guijarro, destacaram, procurar por locais próximos aos postos de guarda-vidas e seguir a orientação do profissional sobre os locais mais apropriados para tomar o banho de mar a orientação é importante. Além disso, os banhistas devem evitar pontos utilizados para surf e seguir sempre a orientação das placas e bandeiras de sinalização.
Não estando em seu ambiente natural, é bom evitar o banho de mar ou lagoa após o consumo exagerado de alimentos, bebidas alcoólicas ou grande exposição ao sol. O mal estar pode resultar em um afogamento. Além disso, caso esteja supervisionando crianças, não perdê-las de vista por um instante sequer. Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente a areia.
Devido à pandemia do coronavírus, lembrar de sempre utilizar a máscara e evitar aglomerações quando estiver tomando sol na orla ou se banhando na água e não se esqueça de transformar o álcool em gel em item de praia indispensável. Ao menos por ora, as praias da região estão com acesso liberado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas