Simec informa que FMS reabastecerá medicamentos e insumos do HFM
03/12/2020 16:10 - Atualizado em 03/12/2020 19:20
Rodrigo Silveira
O Sindicato dos Médicos de Campos (Simec) informou, na tarde desta quinta-feira (3), que a Fundação Municipal de Saúde se comprometeu com o reabastecimento de medicamentos e materiais para o Hospital Ferreira Machado (HFM), que enfrenta uma grave crise de falta de insumos, remédios e equipamentos de proteção individual (EPIs). Na última segunda-feira (30), a direção da unidade hospitalar enviou ofício à FMS, à secretaria municipal de Saúde e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) denunciando a falta dos produtos, que tem motivado suspensão de cirurgias de urgência e emergência. Devido aos fatos, o Cremerj vai entrar com ação judicial contra a Prefeitura de Campos, e a promotora Anik Rebello Assed Machado, da Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, deu o prazo de 72 horas, contados desde a tarde dessa terça (2), para o poder público sanar as irregularidades na UTI Pediátrica do HFM.
Em nota, o Simec informou que, em resposta ao ofício enviado nessa quarta à FMS, por meio do presidente Alexandro de Oliveira Alves, esclareceu quais providências serão tomadas para normalizar o abastecimento de medicamentos e insumos.
— O presidente da FMS enviou ao Simec duas listas contendo mais de 250 itens, entre materiais e medicamentos que, segundo ele, estarão disponíveis para utilização no HFM entre hoje (3) e amanhã (4). Ainda de acordo com a FMS, o carregamento que está a caminho seria capaz de suprir as necessidades apresentadas no início desta semana e que, em razão da crescente demanda resultante do atual cenário, materiais e insumos estarão sendo repostos regularmente no estoque da unidade hospitalar — diz a nota do Simec.
O sindicato, também por meio do ofício, “requereu ainda acesso constante ao relatório demonstrativo relativo às remessas homologadas, empenhadas, solicitadas e recebidas pelo município, bem como a obtenção das informações referentes à distribuição dos fármacos e materiais nas unidades hospitalares”. “O Simec, exercendo seu papel na defesa da atividade médica e da medicina de qualidade, seguirá acompanhando o andamento das providências apresentadas”, assegurou a entidade.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que “segue tomando todas as providências necessárias para a continuidade do abastecimento de todas as alas, inclusive a pediátrica, do Hospital Ferreira Machado (HFM), que é referência regional em atendimentos de emergência”.
“A FMS segue atuando intensamente para garantir insumos para as unidades hospitalares. Devido à alta demanda, a FMS vem atuando com reposição quase que diariamente e mais de 250 itens, entre materiais e medicamentos, estão sendo repostos até amanhã (sexta-feira). Cabe destacar que itens já foram repostos e fornecedores já se comprometeram a continuidade da regularização de todo estoque”, finalizou a Fundação.
Cremerj — Nessa quarta-feira, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro informou vai entrar com ação judicial contra a Prefeitura de Campos em razão da grave situação enfrentada pelo Hospital Ferreira Machado (HFM). Segundo o órgão, o HFM foi fiscalizado duas vezes este ano, e os relatórios foram enviados ao Ministério Público para que medidas fossem tomadas. Na última semana, representantes da delegacia do Cremerj em Campos estiveram na unidade para uma visita técnica, após o recebimento de um ofício anterior sobre a situação.
— Quando chegamos ao hospital, identificamos uma situação ainda pior, com falta de materiais básicos como luvas. Trata-se de um panorama complicado, que não é de hoje, e se agravou. Sem contar o aumento de casos da Covid-19 em Campos, que é outro problema crítico, ocasionando, inclusive, falta de leitos de CTI — disse o delegado do Cremerj em Campos, Rogério Bicalho.
Notificação pelo MP — Também na quarta, a promotora Anik Rebello Assed Machado deu 72 horas para a Prefeitura sanar as irregularidades referentes à falta de insumos e medicamentos na UTI Pediátrica do HFM. Em caso de descumprimento, a pena será a responsabilização pessoal dos gestores públicos que, por omissão, causarem danos à integridade física e saúde das crianças internadas no local.
Após ser informada pela imprensa da situação no HFM, a promotora solicitou ao Conselho Tutelar que houvesse diligência na unidade em caráter de urgência. O órgão também constatou uma série de problemas gravíssimos na ala pediátrica.
— Recebemos a demanda do MP e fomos até o Ferreira Machado. E a situação é muito pior do que era imaginado. Falta tudo, das coisas mais básicas como EPIs e gazes, até medicamentos complexos. Constatamos o caso de uma criança de apenas 3 meses que tem uma doença rara e precisa tomar uma ampola de uma medicação a cada 24 horas, só que os médicos relataram que só existe mais uma. Se acabar, essa criança corre risco de morte. A situação é realmente dramática — contou a conselheira tutelar Geovana Almeida.
A promotora Anik encaminhou ofícios à secretaria municipal de Saúde, à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) requisitando esclarecimentos sobre a situação. O prazo fixado para respostas é de cinco dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas