Mulher de 29 anos morre com Covid-19 em São Fidélis
Matheus Berriel 15/07/2020 11:43 - Atualizado em 30/07/2020 18:37
Uma mulher de 29 anos morreu na manhã desta quarta-feira (15), no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, com Covid-19. Segundo informações da Prefeitura, Monica Pereira Gomes era moradora do bairro da Penha e sofria de obesidade. Ela havia dado entrada na unidade no último dia 6. Esta foi a 18ª morte pela doença confirmada no município — a vítima mais jovem — e entrará no boletim da secretaria de Saúde ao final do dia.
Até a noite de terça-feira (14), São Fidélis registrava 472 casos confirmados de Covid-19, com índice proporcional de uma confirmação a cada 81,9 habitantes. Os casos suspeitos eram oito. Das pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 408 estavam recuperadas, enquanto 47 eram casos ativos. Entre os pacientes monitorados, havia 14 hospitalizados, e 41 cumprindo isolamento domiciliar. O boletim desta quarta será divulgado entre o final da tarde e início da noite.
A Prefeitura de São Fidélis adquiriu mais seis mil testes rápidos da Covid-19. Segundo a secretaria de Comunicação, três mil já foram entregues pela empresa que venceu a licitação. Os testes serão realizados seguindo um protocolo, com conduta médica, no prazo da janela imunológica do vírus.
— Esse teste não detecta o vírus, ele detecta o anticorpo. Então, não adianta fazer nos primeiros dias de sintomas, e, sim, após de 10 a 14 dias dos primeiros sintomas. Nossa preocupação é com o nosso Hospital Armando Vidal. A gente fica pedindo: fique em casa quem puder. Tomamos algumas medidas de afrouxamento. Mas, infelizmente, a população não está entendendo o significado da palavra afrouxamento. Não significa que o vírus acabou. O vírus existe, a pandemia continua. Então, estamos sendo obrigados a tomar medidas drásticas e vamos tomar. Porque, vida, nós só temos uma, e temos que zelar por ela — disse a secretária municipal de Saúde, Janine Palagar.
Às 13h50 desta quarta, estavam ocupados seis dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove dos 37 leitos clínicos da rede pública municipal, sendo contabilizados também disponíveis na Extensão do Centro de Operações de Emergência da Covid-19, montado na Vila dos Coroados.
Em breve, haverá publicação de um novo decreto com medidas de combate à pandemia. A secretária de Saúde informou que será ampliada a fiscalização do uso de máscara em locais públicos, com duas equipes durante o dia e outras duas à noite, e aplicação de multa para quem descumprir a norma. Outra medida tomada será a implementação de barreiras sanitárias nos dois acessos ao Rio do Colégio, passando a ser permitida a entrada apenas de moradores e proprietários de terrenos na localidade a partir de apresentação de comprovante. Atualmente, há duas barreiras sanitárias nas entradas de São Fidélis, em pontos diferentes da RJ 158.
— A gente vai ter que tomar medidas que talvez nem todo mundo vá gostar, porque são necessárias. A gente viu que teve um afrouxamento e a coisa piorou. Vamos ter que tomar medidas no próximo decreto que a gente vai soltar, porque a situação está se complicando, e a gente não pode brincar. A zona de conforto que a gente tinha no Hospital Armando Vidal, hoje já é uma zona de preocupação — disse o prefeito Amarildo Alcântara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas