Matheus Berriel
24/07/2020 14:48 - Atualizado em 29/07/2020 16:46
Evento religioso chega à 16ª edição
/
Divulgação
Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, será mantida em Campos a tradicional romaria dos caminhoneiros celebrando São Cristóvão, o padroeiro dos peregrinos, motoristas e viajantes. No domingo (26), a partir das 9h30, os motoristas sairão do monumento de São Cristóvão, na altura do Posto 12 do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), em Donana, percorrendo a RJ 216, até serem recepcionados no Santuário de Santo Amaro pelo padre Alencar Pereira da Silva, reitor do santuário, que dará a bênção aos fiéis em seus veículos. Esta será a 16ª edição do evento.
O organizador, Josiel Santos Almeida, destaca a importância de respeitar os protocolos sanitários durante o evento. A orientação é para que todos os participantes usem máscara em tempo integral. Devido à pandemia, não haverá concentração neste ano, e a dispersão deve acontecer logo após a chegada à praça de Santo Amaro.
— Devido a todas as circunstâncias que estamos vivenciando por conta da pandemia que assola a todo mundo, este ano não poderemos fazer nossa romaria como de costume. No entanto, como nossa romaria, acima de tudo, é um ato de fé e devoção, no próximo domingo, como antes agendado, estaremos conduzindo em romaria a imagem de São Cristóvão, padroeiro de todos os motoristas, até o Santuário de Santo Amaro, onde seu reitor estará aguardando todos os motoristas para conceder-lhes a tradicional bênção anual na forma drive-in. Ou seja, cada motorista receberá a bênção dentro de seu próprio veículo, logo após retornando ao seu lar em perfeita segurança, sem se expor a aglomerações, mas tendo a certeza de que o seu padroeiro estará intercedendo por ti, junto ao Pai — disse Josiel.
De acordo com o catolicismo, durante uma caminhada, um homem chamado Réprobo perguntou a um eremita como poderia encontrar Jesus Cristo, ouvindo como resposta que deveria jejuar e orar. Após dizer que não seria possível, foi pedido pelo eremita que, por amor a Jesus, se instalasse à beira de um rio, de travessia difícil, e ajudasse a todos que quisessem chegar ao outro lado. Esta foi a sua missão, cumprida à risca. Um dos ajudados foi uma criança pesada, que, após a travessia, revelou ser o Menino Jesus. Após o episódio, Réprobo assumiu o nome Cristóvão (carregador de Cristo).
Martirizado em 251 d.C., São Cristóvão é um dos santos mais populares do mundo. No Brasil, seu dia é celebrado em 25 de julho.
A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto
Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas