Ricardo Salgado faz arte a partir do lixo eletrônico
Catarine Barreto 22/02/2020 14:10 - Atualizado em 28/02/2020 14:02
Ricardo oferece palestras para estudantes com a exposição ENTITY_quot_ENTITYArte em Sucata EletrônicaENTITY_quot_ENTITY
Ricardo oferece palestras para estudantes com a exposição ENTITY_quot_ENTITYArte em Sucata EletrônicaENTITY_quot_ENTITY / Rodrigo Silveira
O que você faz quando quer descartar uma TV que não funciona mais, um celular velho ou algum aparelho eletrônico que está parado em casa, sem serventia? Com a conscientização ambiental cada vez mais em alta na sociedade, as pessoas estão buscando formas corretas de descarte dos chamados “lixos eletrônicos”, mas ainda é pouco. Com pouca divulgação sobre os locais corretos para o descarte desse tipo de material, é comum ver, em terrenos baldios e afins, diversos materiais altamente nocivos ao meio ambiente jogados de forma incorreta. Mas, que tal transformar esse lixo em arte, sem causar danos ao meio ambiente? É o que faz o artista plástico Ricardo Salgado, que trabalha com uma temática de consciência global de preservação do meio ambiente com peças feitas a partir de reciclagem de lixo eletrônico.
— Meio ambiente é o assunto do momento, é uma questão da educação ambiental. Então, nós precisamos ter a conscientização do quão nocivo é o descarte incorreto de lixo eletrônico. Inclusive, já vi vizinho queimando materiais altamente tóxicos, que causam danos a todos nós. Precisamos de mais visibilidade para que esse descarte seja feito da forma correta e sem danos para a natureza — disse o artista plástico.
Ricardo Salgado oferece palestras para estudantes de todos os graus, através da exposição “Arte em Sucata Eletrônica”, normalmente direcionada a colégios, universidades e eventos de caráter ecológico.
— Nós permanecemos no local, disponibilizando todo e qualquer tipo de informação necessária aos visitantes. Na oficina que realizei no Jardim São Benedito, por exemplo, as crianças me disseram que escreveriam para o programa do Luciano Huck, para que possamos expandir nosso trabalho em rede nacional. Peço que continuem escrevendo. A palavra chave deste projeto em toda sua essência é conscientização — comentou Ricardo.
Para o artista, o mais importante em produzir e expor esse tipo de arte é trabalhar a conscientização das pessoas no que diz respeito à preservação ambiental do planeta, visando também a melhoria do meio ambiente e, consequentemente, da vida humana.
Através do site www.arteemsucataeletronica.com, Ricardo Salgado apresenta seus trabalhos e programações, além de um projeto intinerante para este ano chamado “Moto Home”.
— O projeto visa levar nossa exposição “Arte em Sucata Eletrônica”, as palestras e informações de forma itinerante, para que possamos alcançar as escolas ribeirinhas, as escolas longe das cidades, que estão carentes de informação tão quanto as da cidade — disse Ricardo. — Nosso site é visto nos Estados Unidos, na Alemanha e em vários outros países, e gostaria muito que, no Brasil, pudéssemos usá-lo como fonte de estudo, informação. Que os empresários, a sociedade e todos acreditem, apoiem e façam parte desse projeto tão importante para nossa sociedade — pontuou.
De acordo com o artista plástico, ele só absorve os materiais que utiliza em seu trabalho, mas agradece todos aqueles que o procuram.
— Sou grato aos que se lembram do meu trabalho e trazem as coisas pra mim. Eu só absorvo o material do meu trabalho. A população de Campos hoje está muito mal informada sobre a questão do meio ambiente, principalmente sobre as questões da obrigação que nós temos enquanto pessoas, enquanto um com o outro. A questão do meio ambiente, hoje, precisa ser tratada incansavelmente já dentro das nossas casas. Não podemos cobrar isso somente das escolas, que também carecem muito — disse.
Ricardo arrecada materiais que utiliza em seu projeto
Ricardo arrecada materiais que utiliza em seu projeto / Rodrigo Silveira
Prefeitura oferece locais para descarte
Em parceria com uma empresa especializada, a Prefeitura de Campos informou em nota que recebeu cerca de duas toneladas de lixo eletrônico em 2019. Com a proposta de evitar o descarte incorreto desse material, três pontos estão instalado no município para o recebimento do lixo eletrônico: o Horto Municipal, a superintendência de Limpeza Pública (Sulimp) e o Centro de Educação Ambiental (CEA), este em Guarus.
— Antes, não tínhamos locais específicos para o descarte desses materiais, por isso essa parceria é tão importante. Além das pilhas, baterias e os próprios celulares, recebemos também uma gama enorme de eletrodomésticos, principalmente televisores — afirmou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Em parceria com empresa especializada, Prefeitura recebe lixo eletrônico
Em parceria com empresa especializada, Prefeitura recebe lixo eletrônico / Supcom
O material coletado tem parte separada para reaproveitamento, enquanto a parcela não reciclável é condicionada de forma correta, sem contato com o solo, seguindo a legislação ambiental.
Nos três locais, o atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O Horto fica à avenida Alberto Lamego, s/nº, no bairro de mesmo nome. A Sulimp está no Centro, na altura da ponte Leonel Brizola. Já o CEA funciona à avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, 300, no bairro Calabouço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas