TCE aprova contas de Francimara Barbosa Lemos
16/01/2020 19:48 - Atualizado em 19/02/2020 16:37
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas referentes ao exercício de 2018 para o município de São Francisco de Itabapoana, sob responsabilidade da prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB). O processo foi relatado pela conselheira substituta Andrea Siqueira Martins e aprovado por unanimidade pelo corpo deliberativo da Corte de Contas, nessa quarta-feira (15). Agora, segue para o Legislativo do município para a avaliação final.
A cidade de São Francisco de Itabapoana reverteu o déficit financeiro dos últimos anos e terminou 2018 com superávit de R$ 113.514,74. Em 2017, o poder Executivo terminou com resultado negativo de R$ 3.539.134,15. A gestão da prefeita Francimara investiu 23,39% em Saúde e 25,36% em Educação, superando assim os limites mínimos previstos na legislação. Em seu voto, a relatora apontou 12 ressalvas, que geraram o mesmo número de determinações, e fez duas recomendações.
O corpo instrutivo do TCE e o Ministério Público Especial chegaram a se posicionar pela reprovação das contas de São Francisco de Itabapoana, mas o que vale é a decisão do plenário da Corte de Contas.
Em sua página na rede social Facebook, Francimara destacou a aprovação pelo TCE e o empenho da equipe da Prefeitura. “Gostaria de agradecer a todos (corpo técnico e jurídico), indistintamente, que de forma responsável e com total lisura trabalharam incansavelmente para dar total transparência na aprovação das minhas contas referentes ao ano de 2018. Em breve, assim que o TCE liberar a ata da sessão, daremos publicidade para conhecimento de todos. Vamos juntos lutar para uma São Francisco cada vez melhor para todos nós”, escreveu a prefeita.
O TCE também aprovou as contas de 2017 da prefeita Francimara. O relatório já foi encaminhado ao município e aprovado pela Câmara.
Carapebus — Do Norte Fluminense, também estava em pauta para sessão da última quarta a do município de Carapebus, sob responsabilidade da prefeita Christiane Cordeiro (PP). No entanto, a relatora Andrea Siqueira Martins ressaltou que o município apresentou defesa após as manifestações do MP Especial e do corpo instrutivo. Ela abriu prazo para novas manifestações e posteriormente levará o processo ao plenário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades