Câmara aprova redução temporária pela metade do ITBI em Campos
Aldir Sales 23/10/2019 21:36 - Atualizado em 30/10/2019 17:18
Câmara Municipal de Campos
Câmara Municipal de Campos / Rodrigo Silveira
A Câmara Municipal de Campos aprovou, na sessão desta quarta-feira (23), o projeto enviado pelo gabinete do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) que estabelece a redução temporária de 50% do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O único voto contrário foi de Alvaro Oliveira (SD).
Também foi aprovada uma emenda do vereador Ivan Machado (PTB) para que, em dois anos, seja divulgado o balanço dos benefícios. Para começar a valer, a lei ainda precisa passar pela sanção do prefeito. Após publicação no Diário Oficial será divulgado o calendário para os pagamentos.
"Esse projeto do prefeito, com a redução da alíquota de 2% para 1%, vai beneficiar a população. Além disso, a divulgação desse projeto será muito importante para que a população fique sabendo e tenha acesso", disse o líder do governo, vereador Paulo César Genásio (PSC).
Único a votar contrário ao projeto, Alvaro Oliveira alegou que a lei beneficiaria apenas grandes empresários, mas não seguido pelos colegas da bancada de oposição.
Durante a discussão, vereadores da base governista criticaram a burocratização na secretaria municipal de Fazenda e solicitaram a presença do secretário Leonardo Wigand na Câmara para prestar esclarecimentos. Foi o caso dos vereadores Igor Pereira (PSB), José Carlos (DC) e Luiz Alberto Neném (PTB).
"Nós aprovamos uma lei, mas as pessoas não podem ter dificuldade para tirar um boleto. Precisa tudo ser informatizado. Não importa onde a pessoa está, se é em Campos, se é em Rondônia ou em Porto Alegre, o cidadão tem que acessar pela internet e retirar seu boleto. Da mesma forma com o Refis e o ITBI", disse Neném. 
"Acho que o Wigand poderia vir até essa casa. Se a questão é diminuir a alíquota e desburocratizar, não tem nenhum resultado", afirmou Igor. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas