TRF confirma multa aplicada à Caixa pelo Procon/Campos por demora no atendimento
24/10/2019 17:43 - Atualizado em 26/10/2019 09:17
Superintendente do Procon Campos, Douglas Leonard
Superintendente do Procon Campos, Douglas Leonard / Divulgação - Supcom Campos
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região manteve o processo administrativo aplicado pelo Procon Campos à Caixa Econômica Federal, por desrespeito ao tempo de espera em fila. O tempo de espera por atendimento por mais de duas horas descumpre a Lei estadual 4.223/2003, que determina tempo máximo de 20 minutos para dias normais e 30 minutos em dias que antecedem ou sucedem feriado. No caso em questão, o consumidor esperou de 10h39 a 12h45.
A lei orienta que é determinado que as agências bancárias situadas no estado do Rio de Janeiro devem colocar à disposição dos seus usuários pessoal suficiente e necessário no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado no tempo máximo citado.
O superintendente do Procon Campos, Douglas Leonard, explica que ações como essa, por parte do Procon, em apoio aos munícipes, acontecem de duas formas: a fiscalização in loco realizada pelo órgão e a assistência à reclamação feita pelo contribuinte.
— Recebemos reclamações constantemente nesse sentido e atuamos em defesa da população. Esperamos, com atitudes como essa, que os munícipes possam receber o atendimento que merecem e têm direito. Em casos como esse, o contribuinte apresentando o comprovante do horário de chegada e de atendimento, podemos atuar para que esse serviço possa ser prestado da forma correta — explicou.
O valor aplicado em multa, de R$ 25 mil, será encaminhado ao Fundo Municipal dos Direitos Difusos e poderá ser usado na aquisição de serviços e materiais no órgão. A decisão esclarece que, ainda que se trate de uma instituição federal, o Procon tem competência para atuar, quando se trata de assuntos de interesse local. Dando ao órgão a capacidade de adotar medidas que propiciem segurança, conforto e rapidez aos usuários de serviços bancários, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Supcom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas