Campistas brilham no festival de cultura digital Hacking Rio
Matheus Berrie 25/10/2019 19:57 - Atualizado em 01/11/2019 14:46
Divulgação
Festival de cultura digital que inclui o maior hackathon da América Latina, o Hacking Rio teve 13 campistas entre seus participantes no fim de semana passado. Seis deles foram ao pódio, com destaque para a duplamente premiada Luíza Valério. Ela saiu vitoriosa no cluster de Turismo e Economia Criativa, além de ter ficado em segundo lugar com sua equipe no desafio geral. Seu irmão Rafael Valério foi o vencedor do cluster Energia, enquanto o quarteto formado por Mirella Ribeiro Queiroz, Augusto Amaral Pereira, Pedro Sousa Garcia e Alysson Alcântara Alves conquistou o título no cluster Distribuição e Conveniência.
Designer gráfica formada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiza Valério tem longa experiência em hackatons, mesmo com apenas 27 anos de idade. Esta foi a sua 10ª participação em eventos do tipo, com três títulos, três vices e uma terceira colocação, além de já ter atuado como mentora no Nasa Space Challenge e no Startup Weekend Campos. Com dupla presença no pódio no Hacking Rio, a campista valoriza o trabalho feito com os companheiros de equipe, os cariocas Marcelo Matos, Daniella Castro e Jonas Alves, além de Yago Barros, de Nova Iguaçu.
— Criamos o aplicativo “Meu Lugar”, que proporciona experiências únicas e diversificadas em um determinado espaço de tempo, a valores acessíveis, através de matches entre viajantes e anfitriões, moradores locais dos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro . E, por conseguinte, os atores do ecossistema local dos setores de comércio, bens e serviços, conectando pessoas a uma nova economia de compartilhamento e colaborativa — disse Luiza. A expectativa é de que o aplicativo seja disponibilizado em breve para o público. Para isso, o grupo já conversa com representantes de empresas, buscando parcerias e investimentos.
Divulgação
O projeto do irmão de Luiza, Rafael Valério, teve como desafio a eficiência energética. O “Toma Conta”, como foi intitulado, visa o uso mais consciente e eficiente da energia elétrica. Consiste no mapeamento de pontos e regiões com maior consumo elétrico e no gerenciamento dos dispositivos eletrônicos, com foco nos aparelhos em stand-by, responsáveis por até 20% do consumo doméstico. Fornece análise detalhada de medição ao cliente e à concessionária de energia, e possibilita a desativação automatizada de dispositivos em horários de ócio detectados por inteligência artificial, gerando diminuição de sobrecarga no sistema energético, além de prolongar o tempo de vida útil dos aparelhos. A equipe “Toma Conta” teve, além de Rafael, que cursa engenharia elétrica na Universidade Candido Mendes (Ucam), os cariocas Thaiza Reis, Daniel David, Lorran Rodrigues e Luiz Fernando.
Estudantes de ciência da computação na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Mirella Ribeiro Queiroz, Augusto Amaral Pereira, Pedro Sousa Garcia e Alysson Alcântara Alves foram campeões em Distribuição e Conveniência com o projeto “Avaliei!”. A equipe, que ficou em quinto na classificação geral entre cerca de 80 projetos, também contou com a carioca Midiam Brandão.
— Um dos problemas a serem solucionados era a questão de melhoria do atendimento e imagem da distribuidora BR. O grupo criou o “Avaliei!”, que traz como ideia principal um programa de pontos em que o funcionário é avaliado pelo atendimento que presta, e quanto melhor o atendimento, mais pontos recebe, além de poder ganhar gorjetas em forma de pontos, entre outras coisas. E o funcionário pode resgatar esses pontos em forma de benefícios que a empresa vai disponibilizar — explicou a integrante Mirella.
Divulgação
Além dos competidores premiados, também representaram Campos: Fabiane Araujo Leonardo, Wallas Faria da Silva, Carlos Eduardo da Silva Pereira Gomes e Jaqueline Passos do Nascimento, todos no cluster de Cooperativismo; Danilo Freitas Rangel, na categoria Sustentabilidade e Oceanos; Carlos Henrique Rodrigues Pereira, em Óleo e Gás; e Luídi Matheus Silva de Oliveira, outro participante em Turismo e Economia Criativa. Viajaram com a equipe os mentores Robson Soares Lessa (de negócios, comunicação e design), Bianca Seraphim Motta (de design) e Pedro Henrique Gonçalves Mendes (de negócios e tecnologia).
O Hacking Rio é um evento que promove inovação na cidade do Rio de Janeiro. A edição de 2019 aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Acqua Corporate. O hackathon, por sua vez, é uma maratona de 45 horas, onde times multidisciplinares são desafiados com problemas reais de diferentes áreas para criar soluções inovadoras e tecnológicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas