Previcampos recebe certificado
27/09/2019 21:18 - Atualizado em 08/10/2019 16:17
A Prefeitura de Campos conquistou o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que não é expedido para o município desde maio de 2015, em função de irregularidades no Instituto de Previdência dos Servidores de Campos (Previcampos). Com isso, o Previcampos passa a estar apto a receber valores da compensação previdenciária do governo federal. Na decisão, a juíza Fernanda Akemi Morigaki, da 1ª Vara Federal, destaca: “as irregularidades apuradas por auditoria da Secretaria de Previdência Social compreendem quase que exclusivamente os exercícios submetidos a gestão anterior, que se encerrou em dezembro de 2016” e por isso não caberia restrições ao atual.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cidadania), diz que esta é mais uma demonstração do trabalho responsável que tem sido desenvolvido pelo município: “Este é um grande exemplo do que é trabalhar com seriedade e responsabilidade. Sempre dissemos que cuidar e arrumar as contas do Previcampos é essencial para poder cuidar do futuro do nosso servidor. Este é mais um passo que a gente dá, mesmo nesta nova realidade financeira, essa dificuldade financeira, a gente prova que, com seriedade, a gente ajusta o que precisa para avançar. Pode faltar dinheiro, mas não nos falta coragem e responsabilidade para fazer o que é preciso para limpar o nome de nossa cidade”.
Na ação, o município requer que a União seja compelida a expedir o Certificado de Regularidade Previdenciária em favor da parte autora, bem como se abstenha de exigir a regularidade de qualquer dos critérios impeditivos à emissão do CRP até o julgamento do mérito — apontamento de irregularidades no Cadprev e no Cauc —, inclusive suspendendo os efeitos das inscrições eventualmente lançadas com fundamento na referida lei.
O município argumentou que a União exorbitou de sua competência e que as irregularidades verificadas teriam sido causadas por gestões anteriores. Em virtude disso, o município não consegue obter seu CRP desde maio de 2015.
A juíza Fernanda Akemi entendeu os argumentos e, em liminar, determinou a expedição do CRP, além de impedir que a União se abstenha de exigir a regularidade de qualquer dos critérios impeditivos à emissão do CRP até o julgamento do mérito, desde que não haja outras irregularidades, estranhas ao objeto do processo, que impeçam a expedição do certificado.
— Esta decisão vai possibilitar ingresso de recursos nos cofres do Instituto, em mais uma fase do trabalho que a Procuradoria e o Previcampos vêm desenvolvendo para poder regularizar os cadastros do Município, depois dos desmandos, especialmente no final da gestão passada — explica o procurador-geral do Município, José Paes Neto.
Presidente do Previcampos, André Oliveira ressaltou a atuação da Procuradoria e da equipe do Instituto: “Eles têm feito um trabalho incansável para regularizar, recuperar os ativos e agora obteve o CRP”, disse.
Outro — Em junho último, a Prefeitura de Campos obteve a Certidão Negativa de Débito (CND), emitida pelo Ministério da Fazenda, através da secretaria da Receita Federal. A CND é a comprovação que uma pessoa, física ou jurídica, não possui débitos ou pendências com determinados órgãos na data de sua emissão. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas