TJ volta a suspender processo de cassação contra a prefeita de Carapebus
Aldir Sales 02/08/2019 18:38 - Atualizado em 16/08/2019 14:18
O desembargador Ferdinaldo Nascimento, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), voltou a suspender o processo de cassação contra a prefeita de Carapebus, Christiane Cordeiro (PP), que tramita na Câmara Municipal.
Os vereadores abriram uma Comissão Processante em abril para investigar a chefe do Executivo por crimes de responsabilidade. Segundo a denúncia, o marido de Christiane e ex-prefeito, Eduardo Cordeiro, seria o “prefeito de fato”. A acusação também faz referência a descumprimento do orçamento e a não publicação de decretos e do Plano Plurianual.
A defesa de Christiane nega as acusações e argumentou que os supostos crimes investigados pela Câmara não são considerados de responsabilidade, sendo competência análise apenas do Judiciário. A tese foi inicialmente aceita pela juíza Kathy Byron Alves dos Santos, da comarca única de Quissamã e Carapebus, que determinou a suspensão do processo. No entanto, após recurso do Legislativo, a magistrada voltou atrás, no último dia 16 de julho, e voltou a liberar a tramitação da denúncia.
“Segundo o impetrado e o Ministério Público, as condutas a ela imputadas configurariam crimes comuns e também crimes de responsabilidade, sendo, portanto, legalmente sindicáveis pelo parlamento, fiscal do Poder Executivo”, diz a decisão.
No entanto, o juízo de segunda instância considerou que, como o processo está em fase de conclusão, poderia haver instabilidade no município com uma eventual cassação antes da análise da Justiça sobre o caso. “Não houve alterações na situação fática existente à época em que prolatada a decisão que concedeu a liminar, permanecendo a existência de risco de dano grave ou de difícil reparação. Com efeito, caso a sentença prolatada seja cumprida de imediato, a prefeita estará na iminência de perder seu cargo. E, na hipótese de o recurso de apelação vier a ser provido, haverá sua recondução. Nesse sentido, indubitável reconhecer a instabilidade causada”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas