Região Norte Fluminense no Salão do Turismo
24/08/2019 15:42 - Atualizado em 30/08/2019 13:06
O potencial turístico do Norte Fluminense foi impulsionado consideravelmente durante os últimos dias, com a participação de vários municípios no Salão Estadual do Turismo, que termina hoje no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Governo do Estado, evento reúne profissionais do setor privado e público em cinco grandes áreas: encantamento, informação, comercialização, artesanato e núcleo de conhecimento. No primeiro dia do salão, quinta-feira (22), foi lançado pelo Departamento de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Campos o site revele.campos.rj.gov.br, que disponibiliza uma lista de hotéis, belezas naturais, igrejas e casarios da cidade. São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Macaé também estão entre os municípios da região representados no evento.
Desenvolvido em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), o Revele Campos teve sua importância destacada pelo o diretor de Turismo da SMDE, Hans Muylaert.
— O site é um marco para o turismo de Campos, porque permite que nossa cidade seja exposta turisticamente na grande vitrine, que é a internet. Ganhamos em agilidade e qualidade de informações para quem quiser saber mais sobre nossa cidade. O site é um meio de informação para os turistas de fora do município, mas também para os campistas, que muitas vezes, não conhecem as belezas naturais e patrimoniais da cidade — comentou Hans.
Primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica, Campos possui belezas naturais como Lagoa de Cima, APA do Morro do Itaoca, Imbé e prédios históricos, como o Solar do Barão da Lagoa Dourada, Solar Visconde de Araruama, Palácio Nilo Peçanha, entre outros. O artesanato local também está representado no Salão do Turismo através da Feira Mãos de Campos. A participação do Departamento de Turismo da SMDE acontece em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca).
— Na área de artesanato, Campos está representada com quatro projetos, o AME Bagaceira da Cana, Caminhos do Barro, Maria Fuxico e com o artesão do Farol de São Thomé Daniel de Lima. O artesanato é uma das estratégias de fomento ao turismo, porque ele resguarda as tradições e história do município, o que faz com que a região possa passar à frente suas iconografias, suas imagens, difundindo o turismo — comentou o vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso.
São João da Barra não fica atrás, apresentando aos visitantes seus atrativos culturais, históricos e naturais. Membros da Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto (Caasb) estão expondo e comercializando uma variedade de produtos.
— Não poderíamos ficar de fora de um evento desse porte. São João da Barra tem muitos atrativos e potencial para se tornar uma das cidades turísticas mais visitadas do Norte Fluminense, por isso estamos investindo cada vez mais no desenvolvimento do setor —, pontuou o vice-prefeito Alexandre Rosa, um dos representantes sanjoanenses na solenidade de abertura, realizada na quinta. Também participaram o secretário de Turismo, Flávio Raposo, e os subsecretários de Comunicação Social e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gilwagner Miranda e Luciano Barreto, respectivamente, entre outros. São João da Barra conta com um site próprio sobre a presença no Salão do Turismo, o sjbnosalaodoturismorj.recbrasil.com.
São Francisco do Itabapoana está representado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves, o assessor de Gabinete, Renato Cunha, e duas artesãs. O município faz parte do estande da Região Costa Doce, que já havia recebido cinco mil pessoas até sexta-feira (23). Presente no Salão do Turismo, o secretário de Agricultura, Eduardo Lopes, garantiu presença na 36ª Exposição Agropecuária de São Francisco, nos próximos dias 12, 13, 14 e 15.
— A nossa presença no maior evento estadual deste segmento é de uma importância enorme, pois estamos conseguindo atingir um público que desconhecia, até então, as potencialidades turísticas de São Francisco do Itabapoana, como é o caso de nosso litoral — enfatizou o secretário Augusto Alves.
Integrante do estande da Região da Costa do Sol, o município de Macaé tem participação ousada. O secretário municipal de Turismo, Leonardo Anderson, entregou ao secretário estadual da pasta, Otávio Leite, uma carta de intenção para receber o Salão Estadual do Turismo de 2020 no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. “É uma oportunidade poder levar todo estado, operadores de turismo, agências, estudantes e público final ao interior. O Ministério do Turismo enfatiza isso no seu programa de interiorização do turismo. Só precisamos colocar em prática, mostrando o Rio além do Rio”, comentou Leonardo. Na área do artesanato, Macaé levou dois artesãos para mostrar e comercializar seus trabalhos. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas