Barra da lagoa de Grussaí é fechada
25/05/2019 08:43 - Atualizado em 17/06/2019 20:33
A abertura irregular e ilegal da barra da lagoa de Grussaí exigiu da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra uma força-tarefa para seu fechamento, realizado na manhã de quinta-feira. A maré alta impossibilitou a ação logo após a abertura, descoberta na manhã da última quarta-feira, impedindo o uso de maquinário pesado, necessário para conter a entrada de água do mar na lagoa.
Para o fechamento - realizado mediante solicitação e orientação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável pela gestão de Lagoa -, o subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luís Fernando Aquino, explica ter sido necessário a utilização de equipamento potente, devido à condição do local e da maré, como uma pá carregadeira.
— A solução adotada nesses casos é sempre fechar o canal, após pessoas irresponsáveis e sem conhecimento praticarem esse tipo de crime — disse Luís Fernando.
Abrir a boca da barra, sem autorização de órgãos responsáveis, é crime ambiental conforme determina a Lei Federal 9605/98, com pena de até quatro anos de detenção. A abertura irregular provoca mortalidade da fauna (basicamente de peixes) e prejuízo para a flora da lagoa.
O trabalho realizado para o fechamento contou com a colaboração da Guarda Civil Municipal e com o monitoramento da maré por parte da Defesa Civil.
— É bom ressaltar que a população deve, também, atuar como agente fiscalizador do meio ambiente e denunciar esse tipo de crime para que os infratores sejam enquadrados como a lei determina — ressalta Luís Fernando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas