Travessão recebe ação de combate ao Aedes
25/05/2019 08:39 - Atualizado em 27/05/2019 11:31
Uma ação integrada entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a secretaria de Governo de Campos será realizada neste sábado, a partir das 9h30, em Travessão, onde se concentra o maior número de casos de chikungunya, para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Cerca 200 pessoas, incluindo o prefeito Rafael Diniz (PPS) e as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano e Social, estarão envolvidas. Nessa sexta-feira, o mutirão foi realizado nos bairros Bela Vista, Penha, Vila Manhães, Parque Prado e Novo Jóquei, com apoio de equipes das superintendências de Postura e Limpeza Pública.
Os mutirões de intensificação dos trabalhos vão acontecer sempre às sextas-feiras, até julho, em vários bairros, em cronograma elaborado a partir do segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), realizado em maio. A proposta é reduzir os níveis de infestação do Aedes aegypti - transmissor da chikungunya, dengue e zika -, que nesta semana chegaram a pouco mais de 3 mil desde o início do ano.
— Além da ação com larvicida e com o carro fumacê, estamos orientando a todos sobre a importância de dedicarem 10 minutos por semana para cuidar de seu espaço, dentro de casa e no quintal, eliminando focos do mosquito. Com essa postura, podemos reduzir, significativamente, os focos do mosquito — afirmou o diretor do CCZ, Marcelo Sales.
O autônomo Genilson Azevedo, de 26 anos, morador da Penha, elogiou a ação. “Se todos fizerem a sua parte, vamos combater melhor o mosquito. Por isso é importante que nossos vizinhos façam o mesmo”, alertou. O trabalho também foi elogiado pela dona de casa Lecy Barreto, de 78 anos. “Esse trabalho de orientação é muito bom, para que a gente saiba como agir”, acrescentou.
Segundo o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, o índice médio de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika foi de 4.4%, considerado de alto risco.
Atendimento - No início desta semana, a nova estrutura de atendimento, viabilizada pela Prefeitura de Campos através da secretaria de Governo, começou a funcionar, anexa ao Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI). Ao todo, são mais quatro salas divididas da seguinte forma: duas para o atendimento médico à população e as outras para hidratação e enfermagem, respectivamente. De acordo com o diretor do CRDI, o médico Luiz José de Souza, a nova estrutura melhorou o atendimento às pessoas que procuram a unidade. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas