Arqueologia de SFI será preservada
05/02/2019 22:03 - Atualizado em 07/02/2019 15:04
Representando a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos (PSB), o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, esteve reunido na cidade do Rio de Janeiro com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mônica da Costa. O encontro, ocorrido na última segunda-feira, teve o objetivo de debater assuntos relacionados a áreas de atuação da arqueologia, importantes sítios, como sambaquis (resquícios de ocupações de povos coletores e caçadores), e cemitérios de escravos que SFI tem em seu solo.
— A preocupação maior, tanto do Iphan como da nossa secretaria é em relação às áreas sensíveis e outras que estão sofrendo erosões. Isso vem destruindo parte dos materiais que remontam a história do município, além de serem subtraídos como souvenir por pessoas que desconhecem essa importância arqueológica — destacou Soares.
A proposta será de uma ação com a participação do Iphan, através de visita técnica de arqueólogos e técnicos em SFI para apontar as poligonais e preservação das áreas com educação patrimonial, placas e novas prospecções. A autarquia federal também realizará observações e expedições, além de encaminhamentos a empresa e outros órgãos para alinhar documentos e autorizações diversas.
O secretário ressaltou a importância da existência de acervo material em meio digital e físico de tudo que já foi pesquisado e distribuído para publicações. “Será uma grande contribuição para estudos futuros, o engrandecimento da formação cultural, patrimonial e ambiental de nosso município”, acrescentou Soares.
Já a prefeita Francimara reforçou que: “Estamos felizes por conseguirmos esta parceria com o Iphan visando a preservação da nossa história. Vamos atuar através da secretaria de Meio Ambiente contribuindo para mantermos as riquezas naturais e culturais de SFI”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas