Parte de beiral desaba e chama atenção para condições do Asilo do Carmo
Verônica Nascimento 16/01/2019 15:36 - Atualizado em 17/01/2019 15:08
Asilo do Carmo
Asilo do Carmo / Antônio Leudo
Parte do beiral do telhado do Solar Santo Antônio, prédio histórico do Asilo do Carmo, caiu na manhã desta quarta-feira (16). Ninguém se feriu e a Defesa Civil não precisou ser acionada. O asilo, que abriga 60 idosos em um anexo, está em condições críticas, aguardando obra emergencial de restauração do patrimônio histórico, determinada pela Justiça Federal em setembro do ano passado e com verba já liberada para o serviço. De acordo com o presidente da instituição, Marcelo Azevedo, o problema, sem solução há anos, seria devido à Prefeitura ainda não ter identificado um imóvel para realocar os idosos e possibilitar a realização da obra. A equipe de reportagem não teve acesso ao asilo nesta quarta.
A transferência dos internos, aguardada há anos, é medida obrigatória para que a restauração do patrimônio histórico seja executada. Em setembro último, o Ministério da Cultura liberou R$ 1,5 milhão para as obras emergenciais e a Justiça determinou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aplicasse a verba, prevista no orçamento 2018 do órgão. A liminar foi expedida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Em caso de descumprimento, era prevista a aplicação de multa à Prefeitura de Campos e à presidência da Associação Mantenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo.
Questionada pela Folha, a Prefeitura de Campos, em nota, disse ser essencial que o espaço a ser disponibilizado aos idosos do Asilo Nossa Senhora do Carmo una conforto, segurança e acessibilidade. “Por este motivo, o município está na tratativa para disponibilidade de local que se encaixe nestes critérios. Importante destacar que a verba obtida para a reforma emergencial do Solar Santo Antônio é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal, que conseguiu o recurso através de emenda parlamentar. O Ministério Público Federal (MPF), por sua vez, determinou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a aplicação de tal verba após transferência dos idosos”.
Em outubro, após vistoria técnica no asilo, o Iphan, que ainda não havia concluído edital para licitação da empresa a realizar a restauração do solar, apontou a possibilidade de instalação de um hospital de campanha no asilo, medida que evitaria a transferência dos idosos. A Folha entrou em contato com a superintendência do Iphan no estado do Rio e aguarda resposta para saber se há previsão do edital.
Patrimônio de campos - O Solar de Santo Antônio, casarão histórico, deve passar por reparos no telhado e estabilização estrutural. Construído na fase áurea do ciclo da cultura do açúcar, o solar de arquitetura colonial foi erguido em 1846 e é patrimônio tombado desde 1946. Segundo o Iphan, o solar está em “estado avançado de degradação” e com “risco de perda iminente” do casarão. Entre os problemas estão estruturas danificadas, lajes comprometidas, presença de mofo, infiltrações, acúmulo de material inutilizado, cupim, poeira e indícios de presença de roedores e insetos que transmitem doenças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas