Contas do início do ano chegam sem atraso
Jane Ribeiro 03/01/2019 20:59 - Atualizado em 10/01/2019 16:07
Todo ano a história se repete: o brasileiro chega em janeiro, depois de um período de muita celebração e diversão, de gastos com ceia, presentes e viagens, e dá de cara com contas de IPVA, IPTU, material escolar e uniforme das crianças, entre outros gastos. Segundo especialista, para que a ressaca pós-festas não cause muita dor de cabeça, o remédio é preventivo: planejamento financeiro bem organizado se torna essencial, já que existem várias contas nos meses de janeiro, fevereiro e março que precisam ser pagas.
O economista José Alves Neto informou que todo planejamento evita dor de cabeça no futuro. Ele diz que o ideal é guardar de 20% a 30% do 13º para as despesas previstas nos primeiros meses do ano.
— Planejar é o ideal, guardar uma parte do 13º para as despesas que são previstas. Mas se não houve planejamento, a pessoa pode utilizar os parcelamentos dos impostos. O que não se deve fazer é entrar no cheque especial ou pegar empréstimos — informou o economista.
A professora Maria Helena Medeiros tem 3 filhos e uma grande despesa para esse início de ano. Ela seguiu a risca o conselho e economizou e planejou os gastos.
— Todo início de ano é complicado e cheio de despesas. Aqui em casa, por exemplo, a despesa é muito grande, com os impostos obrigatórios e com o material escolar. Por isso, eu e meu marido sempre guardamos o nosso 13º salário para essas despesas. Não gastamos tanto com presentes e vamos tentar parcelar algumas despesas como o material escolar. Mas nem todas as pessoas agem assim, gastam mais do que tem e não planejam as despesas — disse ela.
Mas o frentista Carlos Eduardo Ribeiro não fez reserva e agora terá que economizar para pagar as despesas.
— Vou efetuar os pagamentos todos parcelados, não vejo alternativa. O IPTU vou parcelar em 10 vezes, o IPVA também vou dividir e o material escolar pretendo fazer uma pesquisa de preços. O que tiver o melhor orçamento eu compro e, se possível, parcelo em várias prestações. O que eu não quero é ter que pegar empréstimo e ficar enrolado com mais despesas — disse ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas