Oportunidade de regularização
Camilla Silva 26/12/2018 20:32 - Atualizado em 04/01/2019 16:57
Boa notícia para quem está em débito com tributos municipais, como IPTU, ITBI e ISS sobre obras, que incidem sobre imóveis que dependem de atualização do proprietário no cadastro municipal. A prefeitura de São João da Barra prorrogou, para o dia 28 de junho, o prazo para participação no Programa de Regularização Imobiliária e os valores devidos poderão ser parcelados em 12 meses.
O projeto beneficia tanto pessoas físicas quanto jurídicas que realizaram desmembramentos em imóveis de sua propriedade. Há previsão de desconto de até 90% no valor relativo à multa e juros.
O desmembramento de imóveis urbanos é a possibilidade do proprietário de dividir seu imóvel em duas ou mais partes, e pode acontecer, por exemplo, quando uma venda é realizada. O secretário de Fazenda de São João da Barra, Allan Barcellos, conta que é comum, em loteamentos no município que as propriedades continuem em nome da imobiliária. “Para o proprietário é importante que os documentos estejam regulares”, ressalta.
A redução de multas e juros varia de acordo com o número de parcelas que o devedor escolher. Segundo a lei que estabeleceu o programa, quem paga o valor devido à vista terá 90% de desconto nos juros e multas. Aquele que parcelar em até 4 vezes, receberá 60%; em até 8 vezes, 40%; e até 12 vezes, 20%.
Sem taxa - Os contribuintes não terão de pagar a Taxa de Expediente, um valor devido pela criação do processo administrativo, dos procedimentos relativos a essa regularização. Outro ponto fixado na lei é o valor mínimo da parcela, que é de 1 Ufisan (Unidade Fiscal de São João da Barra), hoje de R$ 77,13, para pessoas físicas, e 2 Ufisans para pessoas jurídicas (R$ 154,26).
O secretário explica que a ideia é incentivar as pessoas a regularizarem o cadastro das suas casas ou terrenos na Prefeitura. “No mapeamento que foi realizado com um drone, em 2017 e 2018, percebemos que várias construções foram realizadas em terrenos grandes, que eram de um só proprietário. No registro municipal, ainda permanece sendo informado que trata-se de um só imóvel, mas na realidade não é. Essa é a oportunidade para que as pessoas coloquem esses bens nos seus nomes e fiquem em situação correta”.
Prorrogação - A lei que instituiu a concessão de benefícios fiscais a quem estiver disposto a regularizar a situação do seu imóvel foi publicada em 7 de junho deste ano e tinha prazo de seis meses. Segundo o secretário, a adesão no município foi alta e a intenção, agora, é divulgar o programa para alcançar pessoas de outros municípios que tenham propriedade na cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas