HFM recebe equipamentos para atender à vítimas de traumas cranianos
06/11/2018 16:33 - Atualizado em 06/11/2018 21:13
O Hospital Ferreira Machado (HFM) já conta com um equipamento que vai ajudar na redução do índice de morbidade entre as vítimas de traumas cranianos. Atendendo a um pedido do superintendente da unidade, Pedro Ernesto Simão, o prefeito Rafael Diniz autorizou investimento para as aquisições de um craniótomo pneumático e de kits de monitoração da pressão intracraniana.
O craniótomo permite um acesso mais rápido e eficiente através do osso do crânio, de modo que os profissionais de neurocirurgia consigam drenar um hematoma ou corrigir uma fratura e afundamentos de crânio. Segundo o neurocirurgião, Arthur Borges Martins de Souza, o novo equipamento reduz de 1 hora para apenas 20 minutos, o tempo de acesso ao osso craniano.
— Dessa forma conseguimos acessar o compartimento intracraniano mais rapidamente, o que permite a redução da perda sanguínea e do risco de sequelas — diz o médico.
Borges aponta, também, outros fatores positivos, como redução de custos com anestésicos, rapidez na liberação das salas de cirurgia para procedimentos cirúrgicos de outras especialidades e melhor gerenciamento de tempo dos dois neurocirurgiões que atuam em cada plantão no serviço de emergência do HFM.
— Até a chegada do craniótomo, perdíamos muito tempo no acesso através do osso, até chegar ao sítio intracraniano. Hoje temos maior celeridade, o que configura um grande benefício para a população, pois permite cirurgias de melhor qualidade e consequentes melhores resultados. E ainda proporciona menor tempo cirúrgico e, assim, maior disponibilidade dos dois neurocirurgiões plantonistas para atendimentos na Sala de Trauma —conta Arthur Borges. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas