Ex-prefeito e mais sete denunciados
07/08/2018 21:49 - Atualizado em 08/08/2018 13:35
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Casimiro de Abreu, denunciou o ex-prefeito Antônio Marcos de Lemos Machado, o ex-presidente da Câmara de Casimiro de Abreu entre 2013 e 2016, Alessandro Macabu, o blogueiro Rodrigo Barros, Patricia Bentes de Barros, servidora da Câmara Municipal, Ivanei Figueira da Silva, João Gilberto Assunção Alfradique, ex-chefe de gabinete de Antonio Marcos, Luciano Nogueira, também ex-presidente da Câmara entre os anos de 2010 e 2012, e Ronaldo Adriano Veloso. As oito pessoas são acusadas de serem ligadas a uma organização criminosa que atuava junto à administração municipal de Casimiro de Abreu.
Antônio Marcos está preso desde o dia 25 de julho. Ele foi um dos alvos da operação “Os Bastidores”, que investiga a compra de apoio de vereadores em votação que analisaria as contas do ex-prefeito.
Na denúncia apresentada à Vara Única da Comarca de Casimiro de Abreu, eles são acusados de vários delitos, em especial os crimes de extorsão qualificada, falsificação de documento público, peculato e obstrução à justiça, com o objetivo de obter vantagem financeira ilícita.
De acordo com a denúncia, o ex-prefeito exercia a liderança da organização criminosa, na medida em que comandava e distribuía indevidas vantagens aos demais integrantes, com o objetivo final de perpetuar seu grupo político no poder.
O político se utilizava, segundo o MP, entre outros, dos serviços de Rodrigo Barros, que era responsável por investigar a vida pregressa de políticos do município. Quando em posse de fatos ilícitos ou desabonadores de suas condutas, de acordo com a denúncia, o blogueiro os extorquia, ora exigindo o recebimento de indevida vantagem econômica para si ou para outras pessoas, sob a ameaça de divulgar as descobertos em seu blog “Os Bastidores”. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas