Agentes de saúde seguem em greve
Matheus Berriel 20/08/2018 20:47 - Atualizado em 21/08/2018 13:20
Os agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Campos seguem em greve. Pelo menos 60% dos 250 profissionais da área estão parados desde a última quarta-feira (15). Entre as reivindicações, estão equipamentos de proteção individual (EPI’s) e melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A Prefeitura alega que algumas solicitações estão em andamento, mas não se posiciona a respeito da denúncia de desvio de função feita pelo presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Sinacs), Francisco Vilela.
Como mobilização, o movimento grevista tem percorrido bairros de Campos tirando fotos com cartazes ao lado de populares que apoiam a greve. As imagens têm sido compartilhadas em publicações em rede social. “A greve continua a todo o vapor. Bom que as coisas começaram a chegar. Tomara que a gestão saiba que EPI não se resume em protetor solar”, diz a legenda de uma das postagens da página Servidores Municipais de Campos.
De acordo com o presidente do Sinacs, Francisco Vilela, a categoria reivindica uma série de pontos. “Tem a questão da insalubridade porque há alguns trabalhadores que não recebem, e desvio de função, como, por exemplo, digitação, trabalho com arquivo, prestar trabalho burocrático para o administrador da unidade, entre outras tarefas que eles falam que o agente deve fazer, senão vai levar falta, vai ser transferido. Há coação”, disse.
A última informação passada pelo presidente do Sindicat era de que não havia previsão para o fim da greve. “A assembleia é que vai decidir como vai ser feito. Primeiro, estamos esperando uma contrapartida da gestão”, disse anteriormente. A data da assembleia provavelmente será divulgada ao longo desta semana.
Em nota, a secretaria de Saúde alegou que tem se reunido com representantes do sindicato. Segundo a nota, “a licitação para aquisição de nova remessa de EPI está bem próxima de ser concluída”. A Prefeitura diz que já cumpre “o pagamento do adicional de insalubridade, como consta especificado em contracheque”, e que “tem sido prioritário, também, o pagamento rigorosamente em dia dos servidores”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas