"Instinto" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 28/08/2018 18:47 - Atualizado em 31/08/2018 13:29
Divulgação
“É muito importante a gente refletir sobre as formas como vivem os animais e como vivem os humanos, sendo que estes são racionais, mas, muitas vezes, fazem tão mal para si mesmos”. A frase foi dita pelo psicanalista, professor e dentista Luiz Fernando Sardinha, que convida a todos para uma sessão de reflexão e cultura com a exibição do longa-metragem “Instinto” (“Instinct”, 1998), do diretor Jon Turteltaub, no Cineclube Goitacá. Sardinha começará a apresentação do filme às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina da rua Conselheiro Otaviano com a rua Treze de Maio, no Centro. A entrada é gratuita.
— O filme faz essa comparação entre a convivência entre animais e entre seres humanos. A humanidade teve muitos progressos, como a evolução da tecnologia, a curas de doenças. Porém, o ser humano quer sempre ter mais e, muitas vezes, tenta passar os outros “para trás” para conseguir isso, matando até outro humano. O animal até mata outro animal, mas para comer. Se ele está alimentado, não mata apenas por matar, como nós fazemos. Acho muito importante conversarmos sobre isso, e acho que o filme é um veículo muito bom para termos este tipo de discussão — comentou.
“Instinto” conta a história do Dr. Ethan Powell (Anthony Hopkins), um famoso antropologista, que, em uma de suas viagens, desaparece. Dois anos depois, ele é encontrado em Ruanda, em uma mata, vivendo com gorilas. Os americanos mandam resgatá-lo, mas ele, antes de ser capturado, acaba matando três homens e ferindo dois.
Com isso, o antropólogo acaba preso, apontado como doente mental e mantido em um manicômio judicial. Depois, o governo americano decide analisá-lo e, para isso, contrata o Dr. Theo Calder (Cuba Gooding Jr.), um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. Por algum motivo, o Dr. Ethan Powell não fala uma única palavra, mas, aos poucos, esta barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco.
— O personagem encontrou, vivendo, com os gorilas, uma paz que não tinha na vida em que ele levava antes. E o filme mostra como isso aconteceu. Então, é muito importante que todos assistam à obra e reflitam sobre o que ela tem a dizer — disse Luiz Fernando Sardinha.
O apresentador da noite relatou, também, que tem a premissa de, em suas apresentações, exibir filmes que tragam alguma mensagem relevante para as pessoas.
— Alguns dos cineclubistas que apresentamos filmes trazem obras para destacar alguma questão técnica, de roteiro, direção, atuação, etc. Eu, como sou ligado à área da psicologia, gosto bastante de trazer mensagens nesse sentido. Acho que está faltando, para nós humanos, conversarmos mais sobre os problemas psicológicos que afetam as pessoas — falou, continuando:
— Muitos psiquiatras falam, atualmente, da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado, que faz com que as pessoas vivam de uma forma muito estressante e acabam enfrentando problemas como ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e até a depressão, que leva até ao suicídio. Muita gente acaba não pensando nisso, mas é importante pensar. O filme é muito enriquecedor nesse sentido, para nos fazer refletir sobre todas estas questões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas