SJB desenvolve oficinas de artesanato
09/07/2018 16:56 - Atualizado em 10/07/2018 14:02
Secom - SJB
A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Cenilson Rocha do Amaral, desenvolve juntamente com o projeto "Caminhos de Barro", da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) oficinas de artesanato com alunos da instituição.
Escolha do barro, moldagem a mão, secagem, esmaltação e queima são etapas executadas até os objetos chegarem ao produto final. Sendo assim, os alunos participam de um trabalho que tem início, meio e fim, permitindo reconhecer a capacidade intelectual.
São confeccionadas peças com os temas trabalhados durante o período letivo, como Dia das Mães, Páscoa, Natal, além de peças decorativas, que são expostas na escola. A diretora da instituição, Silvana Caldas, comenta que muitas das peças como a imagem de animais e porta retratos são as preferidas dos alunos, que levam para presentear os familiares.
A atividade, terapêutica, desenvolve a criatividade, a concentração, as relações interpessoais, coordenação motora fina, e consequentemente o desenvolvimento escolar. Segundo a pedagoga Luciane Timóteo, as mães dos alunos são envolvidas na ação, estimulando a participação das crianças.
"Caminhos de Barro" acontece na CMAEE desde o 2º semestre de 2017, e de acordo com a diretora do projeto, Idamara Rizzo, o trabalho com a cerâmica é transformador, proporcionando além, da inclusão, a autoestima. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas