ANP aprova royalties do campo de Mero
27/07/2018 22:43 - Atualizado em 30/07/2018 18:31
A diretoria da ANP aprovou nesta sexta-feira a distribuição dos royalties referentes ao campo de Mero, primeiro em produção sob o regime de partilha. A distribuição dos recursos, no montante de R$ 155 milhões (referentes ao período de outubro de 2017 a maio de 2018) se dará nos termos da Lei 9.478/1997 e da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade – 4.917.
Os valores que serão pagos à União, ao Estado do Rio de Janeiro e a 19 municípios fluminenses, ainda serão calculados pela ANP.
A ANP chegou a mandar o nome das cidades beneficiadas, mas depois elaborou uma nova nota informando que a lista dos beneficiários será divulgada posteriormente, após conclusão do processo, de acordo com a legislação.
O superintendente de Petróleo, Ciência e Tecnologia de São João da Barra, Wellington Abreu, informou que inicialmente essa notícia é benéfica para os municípios produtores, mas que pode reacender a discussão em torno da lei de distribuição dos royalties, que poderá beneficiar todos os municípios do Brasil.
— Existem três sistemas de produção no país: partilha, cessão onerosa e concessão. A concessão, distribuindo para estados e municípios produtores com a Participação Especial em grandes campos; a cessão onerosa, com royalties como a concessão, mas sem participação especial; e a partilha, que distribui para todos os municípios e estados do país. Como tivemos a nova lei de distribuição dos royalties, a 12.734/12, aprovada e posteriormente paralisada pela ação de inconstitucionalidade imposta pelo estado do Rio de Janeiro, a agência pode efetuar distribuição dos royalties da produção do bloco de Libra sob as normas da Lei 9478/97. Pode gerar royalties para municípios do estado do Rio de Janeiro, mas irá colocar mais lenha na discussão e que, com certeza, dará mais impulso à CNM para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), para julgar a liminar dada pela ministra Cármen Lúcia, o que pode nos deixar muito mal. Espero que isso não venha acontecer — disse o superintendente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas