Estado discute ação para desenvolvimento
20/06/2018 21:33 - Atualizado em 21/06/2018 15:27
Foto: Carlos Magno
Foto: Carlos Magno
A retomada do desenvolvimento econômico no território fluminense passa pela convalidação de seus incentivos fiscais pelo Conselho Nacional de Política Fazendária. A proposta foi o principal tema debatido no encontro de secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, promovido pela secretaria estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico nesta quarta-feira, no Palácio Guanabara.
Ao abrir o evento, o vice-governador Francisco Dornelles ressaltou a importância da parceria entre o governo estadual e os municípios para o crescimento do Rio de Janeiro. “É importante mostrar aos secretários municipais de Desenvolvimento o esforço que estamos fazendo para recuperar a política de crescimento econômico do Estado. Tivemos anos extremamente complexos e difíceis, fomos obrigados a declarar a calamidade financeira do estado. É importante que esses municípios conheçam o que fizemos e que, de forma entrosada, possamos recuperar as políticas de desenvolvimento”, afirmou.
O secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel, lembrou a relevância que os municípios vêm ganhando como entes da federação nos últimos anos.
— A participação dos municípios é fundamental dentro da visão de desenvolvimento do estado. É no município que começa a educação básica, que as indústrias são instaladas, que a atividade turística vai acontecer, portanto, vamos criar condições para que o Brasil cresça — destacou Pimentel.
O secretário da Casa Civil afirmou ainda que há obscurantismo na área fiscal quando críticos alegam que a concessão de incentivos fiscais para a instalação de novas indústrias é perniciosa.
Já o deputado Christino Áureo, membro da Comissão de Tributação, Fiscalização e Controle da Arrecadação da Alerj, ressaltou o empenho do Rio para a convalidação, junto ao Confaz, dos incentivos e outras formas de benefícios que o estado oferece a empreendimentos. Todos os estados têm até o dia 30 deste mês para apresentar ao Confaz a sua carteira de incentivos, para que seja convalidada pelo Conselho.
O parlamentar disse ainda que municípios que concederam incentivos e atraíram empresas deram uma grande contribuição na arrecadação do estado.
No encontro, o governo anunciou outras ações a serem realizadas a partir desta quinta-feira para as oito regiões do estado, como a disponibilização de acesso a uma inovadora plataforma com quase 160 indicadores econômicos e sociais — visando à formulação de políticas públicas —, além da organização de uma rodada de negócios do Compra Rio, na Associação Comercial de Volta Redonda, no início do próximo semestre. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas