Prefeita determina obras em Santa Clara
10/04/2018 20:02 - Atualizado em 11/04/2018 16:55
Após reunião com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de secretarias municipais, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos (PSB), determinou o início imediato de obras emergenciais em Santa Clara. As intervenções visam o escoamento da água empossada, após as fortes chuvas registradas no município no mês passado. Nesta quarta-feira (11), uma nova reunião está prevista com os moradores da praia.
Por meio da análise de possíveis soluções, levantamentos topográficos e de imagens dos locais, a decisão foi a abertura de uma vala. O serviço está previsto para durar uma semana e será acompanhado por agentes da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi) responsáveis pelo fluxo de veículos na região.
Segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Aldo Júnior, a abertura terá cerca de cinco quilômetros e será na margem direita da rodovia Donato Barros de Menezes, entre o Hotel São Francisco e a beira da praia. Conforme ele esclareceu, parte da vala já existe e será desassoreada.
De acordo com o superintendente regional do Inea, Renê Justen, se não fosse realizado nenhum trabalho no local o processo natural para a água baixar levaria em torno de 100 dias. Ele explicou que os índices pluviométricos registrados em março são cíclicos e acontecem em média a cada 10 anos.
A prefeita Francimara destacou que devido à complexidade da situação foi necessário um levantamento detalhado acerca do que poderia ser feito. “A partir de agora, atuaremos para que a solução aconteça o mais rápido possível”, afirmou. Ela declarou que entrou em contato com o presidente da Associação dos Moradores da Praia de Santa Clara (Amprasc), Jorge Lúcio Ferreira, marcando uma reunião com os moradores da localidade nesta quarta-feira, às 19h, no Mineirão, a fim de detalhar o procedimento que será realizado.
Também participaram do encontro os secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares; e de Obras, Urbanismos e Serviços Públicos, Roberto Vinagre; o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento, Alex Favorett; e a procuradora-geral, Eliza Abud. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas