Volta às aulas na Codin mais tranquila que no Eldorado
28/03/2018 21:14 - Atualizado em 29/03/2018 13:40
Diferente do que foi verificado no Parque Eldorado na terça-feira (28), nas proximidades das escolas da Codin, o clima era de aparente tranquilidade, nesta quarta-feira, com as unidades funcionando normalmente. Nos dois bairros de Guarus, por imposição do tráfico de drogas, escolas foram fechadas na última semana e, apesar da aparente calma, a insegurança nos locais é traduzida no silêncio de pais de alunos, moradores e comerciantes dos bairros, que preferem não comentar o assunto.
No dia do aniversário da cidade de Campos, a equipe da Folha esteve pela manhã na Creche Escola Gilberto do Espírito Santo, na Codin, onde as aulas foram aplicadas normalmente. Também na tarde desta quarta, o funcionamento era normal nas escolas e Cieps do Parque Eldorado.
Apesar de ter ficado definido, em reunião do Ministério Público com autoridades da Segurança Pública e Educação, um reforço no policiamento nos locais e da Prefeitura de Campos ter informado que um protocolo de ações começou a ser colocado em prática na segunda-feira (26), nesta quarta-feira não havia viaturas da Guarda Municipal nem da Polícia Militar baseadas nas escolas.
Na última terça-feira, quando a equipe esteve no Eldorado, a movimentação de pais e alunos era grande em frente à Escola Municipal Branca Peçanha. Ninguém quis se pronunciar sobre a suspensão das aulas, temendo represálias. Sem se identificar, uma mãe se limitou a dizer que o local “é muito perigoso” e, por isso, ela e outras preferiam não comentar. Professores também foram abordados e disseram que não receberam ameaças diretas, mas não apresentaram maiores detalhes.
Em nota enviada nesta quarta, a Prefeitura informou que “a Guarda Civil Municipal intensificou o patrulhamento da Ronda Escolar nas escolas desta região, assim como a permanência de guardas nestas unidades enquanto houver necessidade para garantir o funcionamento das unidades. O patrulhamento também foi intensificado nas ruas e praças dos bairros citados”.
O caso - No último dia 21, a Prefeitura suspendeu as aulas em todas as escolas da Codin e do Parque Eldorado, em Guarus. Na ocasião, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) informou que as medidas foram adotadas para preservar a integridade física dos alunos e funcionários. Pelas redes sociais, moradores da área mais afetada pela violência em Campos compartilharam um recado supostamente colado por uma facção criminosa em postes da área de Guarus. O aviso teria sido divulgado pelos Amigos dos Amigos (ADA) e direcionado à pessoa que roubar em torno das escolas, desrespeitar professores, comerciantes, vender drogas ou fumar maconha em frente às unidades. Segundo a mensagem, todos serão punidos, incluindo crianças.
Dois dias depois, na sexta (23), autoridades ligadas à segurança pública de Campos participaram de reuniões na Prefeitura e no Ministério Público, para debater o assunto e possíveis soluções. Um inquérito civil foi instaurado pelo MPRJ, com o objetivo de apurar a existência de ameaça à integridade física e psíquica dos alunos matriculados nas unidades de ensino. Foi anunciada ainda a aberta de uma ação contra o Estado, solicitando reforço policial para o município. (V.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas