Acordo para não abertura de supermercados aos domingos com decisão favorável na Justiça
08/02/2018 18:30 - Atualizado em 09/02/2018 15:16
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campos conseguiu decisão da Justiça favorável à legitimação do acordo firmado com o Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo) que prevê o não funcionamento de supermercados e hortifrutis em Campos aos domingos. O Walmart havia conseguido uma liminar no final de semana passado, que garantiu a abertura da loja no domingo.
Segundo a decisão, “os documentos apresentados pelo sindicato evidenciam que a real intenção manifestada pela categoria não se direcionava à imposição de horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, mas apenas à definição da jornada de trabalho dos empregados e da fixação do repouso semanal”.
Apesar do acordo firmado entre os dois sindicatos, o Walmart e o Hortifruti abriram as portas no dia 4 de fevereiro e geraram reação. De acordo com o presidente do Sindivarejo, Roberto Viana dos Santos, o Walmart conseguiu no final da tarde de sexta-feira uma liminar que permitiu a abertura da loja, mas o Sindicatos dos Empregados no Comércio entrou com recurso.
Ele afirmou que o Walmart não enviou representante para participar da assembleia que definiu o acordo e depois não aceitou o resultado da reunião, apesar de a maioria ter optado pelo fechamento das lojas aos domingos.
Roberto explicou, ainda, que no caso do Hortifruti, o acordo não deixava claro sobre esse tipo de comércio, mas que um aditivo já foi feito para enquadrar a loja.
Supermercados, inclusive em shoppings, além dos hortifrutis em Campos não funcionarão mais aos domingos, em cumprimento a um aditivo à Convenção do Trabalho firmado entre os dois sindicatos. A medida vai se estender por quatro meses, e depois poderá ser prorrogado ou suspenso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas