Moradores reclamam de acúmulo do lixo
Jéssica Felipe 18/01/2018 21:51 - Atualizado em 22/01/2018 13:33
Lugares distintos, mas com o mesmo problema. Em Campos, o acúmulo de lixo se tornou um cenário constante em diversos pontos da cidade. Moradores de bairros afetados como o Centro, Pecuária e Santa Helena em Guarus, afirmam que o problema começou desde que o contrato com a empresa Vital Engenharia foi readequado. Desde então não há regularidade na coleta de lixo comum e muitos não sabem o que fazer com os entulhos de obras. Em entrevista à Folha da Manhã, o prefeito Rafael Diniz disse ter reduzido o contrato com a Vital, para “adequar a questão a uma nova realidade financeira”. Além disso, para ele a problemática não envolve só o poder público, mas também a colaboração da população.
Na rua Baltazar Carneiro, no Centro, depois da retirada de entulhos que aguardavam a coleta há mais de cinco meses, segundo moradores, nessa quinta-feira, galhos foram colocados irregularmente no local. Na Pecuária, na avenida São Fidélis, lixo e vegetação tomam conta da praça, próximo a um posto de saúde. Mas é o Parque Santa Helena que chama mais atenção. Parte da rua General Estilac Leal está tomada por lixo, entulho e até restos de animais mortos.
Moradores, que não quiseram se identificar, relataram que o problema vem crescendo. “A última limpeza foi na virada do ano. Até está tendo coleta, o problema é que eles não tiram os entulhos e os moradores também não colaboram. O pior é quando chove”, disse uma das moradoras.
O Engenheiro ambiental e sanitarista, Jamilson Júnior, faz um alerta. “O principal problema no acúmulo de lixo em locais abertos é a dengue. Fora isso, sabemos que esses resíduos atraem ratos, baratas, entre outros, o que gera impacto ao solo e a população. Com a chuva esses materiais se espalham”, disse.
Como orientação, Jamilson reforça que em situações emergenciais, a população deve evitar ao máximo jogar lixo sem sacolas e em locais baixos. Para o lixo orgânico, o engenheiro aconselha o reaproveitamento em hortas e plantações.
Em nota, a superintendência de Limpeza Pública explica “que a coleta de lixo vem sendo feita regularmente tanto na margem direita, como na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. É necessário que, nos dias indicados, o lixo seja instalado em frente às residências, devidamente ensacados. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é feita na margem direita do Rio Paraíba do Sul. Às terças, quintas e sábados, na margem esquerda. De segunda a sábado, no Centro, Pelinca e centros comerciais. Sobre a Rua Estilac Leal, a superintendência informa que é considerado um ponto crítico de descarte irregular. Neste local, a retirada de entulho é feita, periodicamente, a cada 15 dias, em média.
O órgão reforça, ainda, que a destinação adequada para os entulhos gerados pela população são os Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve). Em casos de flagrante no descarte inadequado de resíduos, a população deve entrar em contato com a Superintendência de Limpeza Pública, através do telefone (22) 98175-1882, que irá ao local para tomar as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência. A secretaria de Desenvolvimento Ambiental vem realizando, também, um trabalho de orientação junto à população para o descarte adequado dos entulhos gerados. Quem for flagrado descartando irregularmente lixo e entulho nas ruas fica sujeito a penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas