"O Samba" é a atração na noite desta quarta-feira
21/11/2017 17:28 - Atualizado em 25/11/2017 14:29
ENTITY_quot_ENTITYSambaENTITY_quot_ENTITY no TB
ENTITY_quot_ENTITYSambaENTITY_quot_ENTITY no TB / Divulgação
O batuque da cultura popular brasileira vai eclodir no Teatro de Bolso Procópio Ferreira com o espetáculo “O Samba”, nesta quarta-feira (22), às 20h.
Com entrada gratuita, a apresentação do Módulo II do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) tem a coordenação de Dedé Muylaert e direção de Markinhos Sá junto a Neusimar da Hora. O enredo traz como motivação a reafirmação de raízes, retratando ícones como Tia Ciata e o campista Wilson Batista. Ingressos estarão disponíveis no teatro nos dias do evento a partir das 18h30.
Na peça, escrita por Markinhos Sá, cerca de 50 alunos de teatro estarão em cena para contar de forma musical a história que começa na África, atravessa o oceano, enfrenta o preconceito e segue até os dias de hoje. Em destaque, a montagem tem a famosa casa da Tia Ciata — lar acolhedor dos sambistas no início do século passado. Marinete Ribeiro, de 76 anos, se preparou alegremente para interpretar a matriarca do samba carioca.
— É uma satisfação muito grande interpretar a Tia Ciata, mas também muita responsabilidade. Ela é uma figura muito importante na história do samba, uma mulher que foi muito respeitada e que fez da sua casa um local seguro para as raízes africanas até o início do século passado — conta dona Marinete.
“O Samba” não abrirá mão do batuque e levará ao palco as percussões típicas do estilo. Em sua narrativa, a peça passará pela polêmica rixa entre Noel Rosa e o campista Wilson Batista — protagonistas de um simbólico duelo de composições. Coordenador do Módulo II do Curso Livre de Teatro, Dedé Muylaert comenta que a montagem é uma valorização da cultura popular.
— Para contar sua história, este espetáculo traz o próprio samba na figura de um malandro. Temos em palco os atabaques, a roda de capoeira e o som dos terreiros. O curso de Teatro tem ênfase na reafirmação das raízes culturais brasileiras e campistas. Temos o papel de reafirmação de identidade e isso é de grande importância para quem passa pelo curso — destacou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas