SJB ouve sugestões para PPA
31/10/2017 22:29 - Atualizado em 06/11/2017 13:52
O projeto de lei que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) do município de São João da Barra para os próximos quatro anos foi discutido, nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores durante audiência pública, que contou com a forte presença da sociedade civil e de integrantes de várias secretarias do governo. Após a exibição de um vídeo feito pelo projeto “Observação SJB” sobre a realidade da pesca no 5º Distrito, o superintendente de Gestão Financeira da Secretaria de Fazenda, João Batista da Silva, explicou à população o significado e o objetivo do PPA.
Um dos destaques apresentados por ele foi a metodologia adotada pela municipalidade, que possibilitou a participação popular por meio de audiências e também pela internet. “Quando a equipe técnica analisou as propostas apresentadas pelas pessoas ficou muito claro que a discussão foi pela coletividade e não pelos problemas individuais. Isso é muito importante para um estado democrático de direito. Tecnicamente, quero parabenizar a população sanjoanense pela maturidade; isso é um marco”, observou.
O PPA organiza as ações do governo em programas que resultem em produtos e serviços públicos para a população, definindo metas das ações governamentais para um período de quatro anos (2018/2021). Entre as ações previstas na lei, estão: erradicação do analfabetismo e melhoria da escolaridade da população; incentivo à produção cultural; desenvolvimento rural, econômico, social ambientalmente sustentável; desenvolvimento turístico com atividade sustentável, proporcionando a inclusão social e geração de trabalho e renda; pesca sustentável; aumento da cobertura da atenção básica em saúde; assistência farmacêutica; redução das desigualdades sociais.
O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, agradeceu o público presente, os representantes do Rema, projeto Observação, Pescarte, Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC). “A participação popular é realmente muito importante e vemos isso nas emendas propostas. Muito obrigado por estarem observando o futuro de São João da Barra e trabalhando por esse desenvolvimento. Agradeço também a presença maciça dos integrantes do governo e registro aqui a presença do ex-presidente desta Casa, Carlos Pereira”, destacou.
Emendas - Durante a audiência, foram apresentadas, em plenário, cinco propostas de emendas ao PPA, sendo uma assinada pelos nove vereadores (sugerindo o incentivo ao uso de energias solar e alternativas no município), duas feitas pelo vereador Ronaldo Gomes de Souza (aquisição de um aparelho de videolaparoscopia e investimentos em saneamento básico), uma de autoria do Projeto Pescarte e outra do NEA-BC.
Pescarte – O projeto apresentou várias propostas: caminhão para transporte de pescado, melhorias na saúde nos 5º e 6º distritos, limpeza dos canais dos 2º, 5º e 6º distritos, criação e/ou manutenção de comportas, aporte na merenda escolar, pavimentação de estradas, revitalização de praças, manutenção dos ônibus escolares, aporte na aquicultura, ampliação de vagas em creches.
NEA-BC – Também sugeriu várias ações: construção de hospital, Centro de Especialidades Odontológicas, contratualização de três ambulâncias UTI, prontuário eletrônico, recuperação de estradas dos distritos polos da agricultura familiar, retorno do passe estudantil e do cartão universitário, sinalização e frota de veículos que atendam todos os distritos e ônibus de qualidade do transporte intermunicipal. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento